adplus-dvertising

O que diz a OMS sobre obesidade?

Índice

O que diz a OMS sobre obesidade?

O que diz a OMS sobre obesidade?

De acordo com a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Porque obesidade não é doença?

Esse é o argumento mais usado para não rotular obesidade como doença, IMC não é um medidor correto para avaliar gordura corporal ou “saúde”. De fato, a OMS define obesidade como excesso ou anormalidade no acúmulo de gordura com potencial em causar danos a saúde.

Porque obesidade não tem cura?

A resposta para essa pergunta é não. A obesidade não tem cura. Mas tem controle. Para isso, é necessário um tratamento multidisciplinar e, em alguns casos, a realização da cirurgia bariátrica, que é a melhor opção para uma perda de peso significativa e saudável.

Qual a classificação da OMS para a obesidade?

  • A classificação da OMS de acordo com o IMC é apresentada no quadro 1 - a obesidade é definida por um IMC•30, mas inclui subdivisões, reconhecendo o facto de que a abordagem e as opções terapêuticas devem ser diferentes quando o IMC é superior a 35. A classificação é baseada na associação entre IMC e mortalidade.

Como a obesidade pode ser encarada?

  • No entanto, a obesidade pode ser encarada de uma forma simplificada como uma consequência de um desequilíbrio energético: a energia ingerida excede a dispendida por um período de tempo considerável, sendo que muitos factores diversos e complexos podem dar origem a este balanço energético positivo.

Quais as consequências da obesidade?

  • A obesidade apresenta inúmeras complicações e, de acordo com a tendência individual, ela pode desencadear diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e alguns tipos de câncer, sem citar fatores psicológicos por causa do estigma da obesidade. A obesidade leva as pessoas a viverem menos e com pior qualidade de vida.

Como é avaliada a obesidade?

  • A obesidade pode ser avaliada com recurso ao valor do índice de massa corporal (IMC) que permite obter a razão entre o peso e o quadrado da estatura, ou seja, permite saber se o peso de adequa à altura: O que é o risco metabólico? O risco metabólico indica o risco de vir a desenvolver doenças associadas à obesidade.

Postagens relacionadas: