O que diz a CLT sobre viagens a trabalho?
Índice
- O que diz a CLT sobre viagens a trabalho?
- Quais foram os principais benefícios da CLT?
- Quando se viaja pela empresa?
- Como é pago o deslocamento?
- Como a CLT permite o trabalho em feriados?
- Por que a CLT não é inimiga do empresário?
- Como é considerado o trabalho aos domingos?
- Como a reforma trabalhista mudou as regras da CLT?

O que diz a CLT sobre viagens a trabalho?
Não há qualquer limite de duração das viagens a trabalho, podendo elas durarem o tempo que for necessário para que se alcance o objetivo desejado. A legislação trabalhista prevê a necessidade de descanso entre dias trabalhados, sendo crucial que o trabalhador consiga repousar, onde quer que esteja.
Quais foram os principais benefícios da CLT?
Para começar, ele tem direito a férias remuneradas e 13º salário, direitos concedidospela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O trabalhador com registro em carteira conta com proteção social, como seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria.
Quando se viaja pela empresa?
Um dos principais direitos que a lei prevê a todo funcionário que viaja pela empresa é o pagamento da diária de viagem ou reembolso de despesas. Antes de entrarmos mais a fundo neste assunto, devemos saber a diferença existente entre os modos de custeio das despesas externas de funcionários.
Como é pago o deslocamento?
O pagamento das custas com o deslocamento do empregado é pago em conjunto, ou seja, uma parte dessa despesa é bancada pelo funcionário. Todo mês que houver essa verba, pode-se descontar até 6% do salário (sem considerar os adicionais) do empregado, para a restituição de parte da despesa do vale-transporte.
Como a CLT permite o trabalho em feriados?
- Além disso, a CLT também permite o estabelecimento de escalas com trabalho aos domingos, mediante acordo coletivo de trabalho.Já a autorização do trabalho em feriados dependia de negociação entre o sindicato das empresas e o sindicato dos empregados.
Por que a CLT não é inimiga do empresário?
- A CLT e suas disposições em relação ao trabalho aos domingos e feriados não é inimiga do empresário. A evolução das leis do trabalho veio para propor uma jornada mais confortável para todos, garantindo a proteção das relações entre contratante e contratado.
Como é considerado o trabalho aos domingos?
- Trabalho aos domingos não é considerado hora extra. O trabalho em dias de domingo ou feriado não deve ser considerado como hora extra. Por isso deve ser compensado com folga em outro dia da semana ou remunerado em dobro. O entendimento é da 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região ...
Como a reforma trabalhista mudou as regras da CLT?
- Apesar dessas alterações, a Reforma Trabalhista não mudou as regras da CLT que regulamentam o descanso semanal remunerado nem o trabalho em dias de descanso.