O que diz a CLT sobre faltas e atrasos?
Índice
- O que diz a CLT sobre faltas e atrasos?
- Qual o limite máximo de tolerância admitido para eventuais atrasos?
- Qual o limite de tolerância para atrasos ao trabalho?
- Qual a tolerância de atraso para consulta médica?
- Como calcular horas de atraso no trabalho?
- Qual o limite de tolerância para tal atraso?
- Por que faltas e atrasos são comuns?
- Qual o regulamento da CLT?
- Será que a lei permite o atraso no mesmo dia?

O que diz a CLT sobre faltas e atrasos?
O que a CLT diz sobre faltas e atrasos: 58 da CLT, estabelece que: Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
Qual o limite máximo de tolerância admitido para eventuais atrasos?
A lei estabelece limites claros de tolerância diária para atrasos e a empresa poderá adotar um limite de 5 minutos de tolerância no horário diário e 5 minutos no intervalo intrajornada, o que resulta nos 10 minutos de tolerância diários previstos pela lei.
Qual o limite de tolerância para atrasos ao trabalho?
Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.
Qual a tolerância de atraso para consulta médica?
2º que “Nos consultórios médicos as consultas marcadas não poderão exceder a 30 minutos para atendimento médico, independentemente do convênio ou se consulta particular”.
Como calcular horas de atraso no trabalho?
Cálculo de atraso: Para calcular as horas faltas/atrasos, multiplicamos o valor do salário hora pela quantidade de horas que iremos descontar: R$ 6,82 multiplicado por 2 horas = R$ 13,64.
Qual o limite de tolerância para tal atraso?
- Entretanto, a dúvida sobre o limite de tolerância para tal atraso é frequente. A CLT prevê, em seu art. 58, § 1º, que não serão computadas nem descontadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto que não ultrapassem 5 (cinco) minutos, respeitado o limite diário de 10 (dez) minutos [1].
Por que faltas e atrasos são comuns?
- Faltas e atrasos são comuns em todas as empresas, diariamente milhares de imprevistos acontecem e fazem parte de nosso cotidiano. Todos já tivemos colegas de trabalho ou funcionários que faltam ou chegam atrasados frequentemente, sem apresentar nenhuma justificativa.
Qual o regulamento da CLT?
- Este artigo da CLT regulamenta algumas questões como: horas trabalhas por dia, computação ou não do intervalo de tempo que o funcionário leva de sua casa até o trabalho, regime de trabalho em tempo parcial e outras. Mas vamos nos ater a um outro assunto que também é regulamentado pela Lei e que também consta neste Art 58 CLT.
Será que a lei permite o atraso no mesmo dia?
- Negativo, a lei permite a tolerância, mas na minha opinião esse atraso deve ser compensado no mesmo dia, a lei não é banco de horas, está mais próxima do que chamamos de horário flexível, só que em menor escala. Olá bom dia!