O que diz a lei sobre folgas?
Índice
- O que diz a lei sobre folgas?
- Quais os requisitos para que o empregado tenha direito à remuneração do descanso semanal?
- O que é o repouso semanal?
- Quantas folgas o trabalhador tem direito na semana?
- Quantas folgas por mês o trabalhador tem direito?
- Quando se perde o descanso semanal?
- Qual o seu descanso semanal aos domingos?
- Qual o dia de folga para um colaborador registrado em CLT?
- Como é feito o descanso semanal remunerado?
- Por que o Domingo é consagrado como Dia de descanso semanal obrigatório?

O que diz a lei sobre folgas?
NORMAS PARA DESCANSO DO FUNCIONÁRIO O funcionário deve ter 24h de descanso consecutivo pelo menos uma vez por semana. Na hipótese dele não poder descansar no seu dia de folga, o funcionário deve receber o valor em dobro por esse dia trabalhado.
Quais os requisitos para que o empregado tenha direito à remuneração do descanso semanal?
1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.
O que é o repouso semanal?
DSR é o período de ausência de trabalho por 24 (vinte e quatro) horas, com direito à remuneração, para o descanso e a boa recomposição do empregado, que deve ocorrer uma vez por semana e preferencialmente aos domingos.
Quantas folgas o trabalhador tem direito na semana?
A Constituição diz que todo funcionário tenha pelo menos um repouso de 24 horas por semana, principalmente aos domingos, seja ele trabalhador urbano ou rural. Portanto, quem trabalha aos domingos ou feriados, deve usufruir do seu repouso semanal remunerado compensatório em qualquer outro dia da mesma semana.
Quantas folgas por mês o trabalhador tem direito?
Os empregadores concederão uma folga a cada seis dias trabalhados, folgas nos dias de feriados e um descanso semanal coincidente com o domingo, sendo este ultimo uma vez a cada quatro semanas.
Quando se perde o descanso semanal?
Desconto do DSR só cabe quando o empregado falta o dia todo. O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana.
Qual o seu descanso semanal aos domingos?
- Mais adiante, em seu artigo 67, a CLT expressa que todo funcionário deve ter um descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, concedido preferencialmente aos domingos. Quando não for possível esse descanso aos domingos, a lei prevê que seja adotada uma escala de revezamento organizada mensalmente para que todos possam folgar aos domingos.
Qual o dia de folga para um colaborador registrado em CLT?
- Todos os colaboradores registrados em regime CLT têm direito a um dia de folga na semana, sem qualquer desconto no salário. Apesar de comumente ser realizado nos domingos, não possui dia fixo. Dessa maneira, pode variar de acordo com o acordo entre cada colaborador e seu empregador, além da autorização do Ministério do Trabalho.
Como é feito o descanso semanal remunerado?
- Cálculo é feito de acordo com as horas trabalharas Você sabia que o descanso semanal remunerado é um direito de todos os colaboradores que trabalham com carteira assinada? O tema gera dúvidas em empregadores e funcionários, mas a legislação é clara sobre o tema. Entenda como funciona o descanso semanal remunerado:
Por que o Domingo é consagrado como Dia de descanso semanal obrigatório?
- Então, resumindo, apesar de na lei o domingo surgir consagrado como dia “oficial” de descanso semanal obrigatório, e o sábado como dia de descanso semanal complementar, há situações em que tal não se verifica.