O que deve ser observado no exame extra-oral?
Índice
- O que deve ser observado no exame extra-oral?
- O que deve ser observado nos exames extra-oral e intra-oral?
- O que é exame intraoral?
- Como é dividido o exame clínico?
- Qual é o principal objetivo da palpação da região cervical durante o exame físico extra bucal odontológico?
- Qual a finalidade do exame clínico?
- Quais estruturas devem ser avaliadas no exame intra oral?
- Quais são as radiografias Extra-orais?
- Quais os exames intraorais?
- O que avaliar no exame físico intraoral?
- Quando deve ser feito o exame?
- Quais são as contraindicações do colecistograma oral?
- Como fazer o exame intrabucal?

O que deve ser observado no exame extra-oral?
No exame extra-bucal devem ser observados pele da face, do pescoço, dos lábios, dos maxilares, presença de linfonodos palpáveis da região e aspectos das glândulas salivares maiores quanto à cor, à forma / simetria e à consistência: (Atterbury and Vazirani, 1968; Kerr et al.,1977; Mitchell et al., 1978; Coleman and ...
O que deve ser observado nos exames extra-oral e intra-oral?
Exame físico Exame extra-oral. Avaliar presença de qualquer alteração de cor ou textura na pele, presença de linfonodos palpáveis, etc... Exame intra-oral. Avaliar as mucosas, língua, palato e lábios.
O que é exame intraoral?
Por proporcionar uma visualização mais detalhada da anatomia dental, tem como objetivo identificar patologias que podem estar acometendo o interior do dente. Este tipo de radiografia é a mais comum no que diz respeito a exames intraorais na clínica odontológica.
Como é dividido o exame clínico?
Em tempos de tanta tecnologia disponível na área médica, algumas pessoas se esquecem da importância do exame clínico para o diagnóstico e tratamento de doenças, O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico.
Qual é o principal objetivo da palpação da região cervical durante o exame físico extra bucal odontológico?
A palpação das estruturas da cabeça e do pescoço com o objetivo de constatar a simetria constitui prática fundamental. As estruturas ósseas e musculares devem ser palpadas minuciosamente para detectarem-se quaisquer alterações de forma ou função.
Qual a finalidade do exame clínico?
Por meio do exame clínico, o médico pode compreender com precisão qual é a situação geral do paciente atendido e obter informações valiosas para orientar o melhor tratamento.
Quais estruturas devem ser avaliadas no exame intra oral?
No exame intra-bucal é importante avaliar a estrutura dental remanescente como: cáries, erosões, abfrações, atrições e fraturas. Também deve ser verificado a altura da coroa clínica, inclinação e números de pilares para suporte de prótese parcial fixa.
Quais são as radiografias Extra-orais?
Exames - Extra Bucais
- Radiografia Panorâmica. Um nome menos usado para esse tipo de tomada radiográfica é ortopantomografia. ...
- Telerradiografia em Norma Lateral. Muito usada como base para o traçado cefalométrico de pacientes ortodônticos. ...
- Radiografia de ATM. ...
- Carpal. ...
- Telerradiografia póstero-anterior (PA) de crânio.
Quais os exames intraorais?
Radiografias intraorais
- Radiografia periapical.
- Radiografia interproximal.
- Radiografia oclusal.
- Radiografia panorâmica.
- Telerradiografia Lateral.
- Telerradiografia Frontal.
O que avaliar no exame físico intraoral?
No exame intra-bucal é importante avaliar a estrutura dental remanescente como: cáries, erosões, abfrações, atrições e fraturas. Também deve ser verificado a altura da coroa clínica, inclinação e números de pilares para suporte de prótese parcial fixa.
Quando deve ser feito o exame?
- O exame pode ser feito em regime ambulatorial ou hospitalar, se o paciente estiver internado. O paciente deve vestir uma camisola leve, fornecida pelo local dos exames e não usar qualquer adereço na região a ser examinada.
Quais são as contraindicações do colecistograma oral?
- Quais são as contraindicações do colecistograma oral? Quase não há contraindicações ao colecistograma oral, mas as principais são: ou renais avançadas. Doenças gastrointestinais ativas que impeçam a absorção do contraste oral. Hipersensibilidade a compostos de iodo. NÃO fazer o exame em pacientes que estejam grávidas.
Como fazer o exame intrabucal?
- Ele faz uma série de perguntas relacionadas às suas queixas, ao histórico familiar e outras questões para, em seguida, realizar o exame intrabucal. Além do exame intrabucal, há o extrabucal. Muitas vezes, problemas que ocorrem dentro da boca podem se exteriorizar, como a mordida cruzada, que pode afetar a simetria do rosto.