adplus-dvertising

Como explicar a cadeia alimentar?

Índice

Como explicar a cadeia alimentar?

Como explicar a cadeia alimentar?

A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Por meio dela, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. Cada organismo ocupa uma posição dentro da cadeia alimentar, que é determinada pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

O que as cadeias alimentares mostram?

As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos.

Qual é a diferença entre a cadeia alimentar?

A cadeia alimentar é toda matéria e energia trocada entre os seres vivos. A teia alimentar é a união de várias cadeias alimentares em uma rede. ... A cadeia alimentar é linear e unidirecional, sendo baseada em níveis tróficos (produtores, consumidores e decompositores).

Qual é o primeiro elo da cadeia alimentar?

  • Cada elo da cadeia alimentar é considerado um nível trófico, e os produtores, por serem o primeiro elo da cadeia, são considerados o primeiro nível trófico.

Quais são os níveis básicos da cadeia alimentar?

  • Ela mostra, de maneira unidirecional, como a energia e os nutrientes fluem entre os seres vivos de uma determinada área. Os seres vivos de uma cadeia alimentar podem ser classificados em três níveis básicos, denominados de níveis tróficos:

Qual é o nível trófico da cadeia alimentar?

  • Cada etapa da cadeia alimentar é chamada de nível trófico. Em um ecossistema, o primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que nos ecossistemas terrestres são seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes, as plantas e as bactérias do solo, respectivamente.

Qual a cadeia alimentar de um ecossistema?

  • Na teia representada, existe apenas um indivíduo ocupando o topo da cadeia alimentar. A figura abaixo mostra, de maneira simplificada, a cadeia alimentar de um determinado ecossistema. Sobre esta cadeia, analise as proposições. I. Os roedores indicados na cadeia possuem mais quantidade de energia química disponível do que os grandes carnívoros.

Postagens relacionadas: