adplus-dvertising

Qual a doença mais comum relacionada a bainha de mielina?

Índice

Qual a doença mais comum relacionada a bainha de mielina?

Qual a doença mais comum relacionada a bainha de mielina?

A reação autoimune causa inflamação, que provoca lesão na bainha de mielina e nas fibras nervosas sob ela. A esclerose múltipla é a doença desmielinizante primária mais comum.

O que significa a palavra desmielinizante?

[ Medicina ] Que provoca desmielização ou danificação da bainha de mielina (ex.: doença desmielinizante; polineuropatia desmielinizante).

Quais doenças desmielinizantes?

Citam-se como exemplos de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central:

  • Esclerose múltipla (junto com outras doenças similares chamadas doenças desmielinizantes inflamatórias idiopáticas)
  • Mielite transversa.
  • Doença de Devic.
  • Leucoencefalopatia multifocal progressiva.
  • Neurite óptica.
  • Leucodistrofias.

O que são os oligodendrócitos?

São células responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios.

Como se desenvolvem as bainhas de mielina?

  • As bainhas de mielina não se desenvolvem com normalidade em crianças que sofrem de determinadas doenças hereditárias raras, tais como a doença de Tay-Sachs, a doença de Niemann-Pick, a doença de Gaucher e a síndrome de Hurler. Essas crianças podem ter problemas neurológicos permanentes, muitas vezes consideráveis.

Quais são os distúrbios da mielina?

  • No segundo grupo, a mielina é anormal e se degenera. Algumas doenças desmielinizantes . Elas também podem ser divididas em inflamatórias e não inflamatórias. . Estes distúrbios estão normalmente associados também às condições de neurite transversa.

Qual a causa da perda da bainha?

  • O impulso então é transmitido ao longo de toda a extensão da fibra nervosa, o que toma um tempo maior do que se ele se propagasse de um nódulo para outro. A perda da bainha também pode provocar curtos-circuitos ou bloqueios da transmissão dos impulsos nervosos. Uma região que mostra claramente a mielina destruída é chamada lesão ou placa.

Postagens relacionadas: