adplus-dvertising

Qual a alternativa que contém apenas monossacarídeos?

Índice

Qual a alternativa que contém apenas monossacarídeos?

Qual a alternativa que contém apenas monossacarídeos?

Resposta correta é a letra C. Glicose e galactose são hexoses; e são monossacarídeos.

O que contém monossacarídeos?

O grupo de monossacarídeos, para quem não conhece, é formado basicamente pela glicose (encontrada em vegetais, cereais, açúcares e massas); frutose (presente nas frutas, vegetais e no mel) e galactose (encontrada nos leites e derivados).

O que contém apenas dissacarídeos?

Olá, Os principais dissacarídeos são: lactose, maltose e sacarose. Assim, a opção correta é a "sacarose e lactose".

Como são classificados os glicídios?

a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

O que é considerado polissacarídeos?

Polissacarídeos são grandes polímeros naturais formados por cadeias de monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas, que são ligações covalentes resultantes da condensação de dois monossacarídeos. Insolúveis em água, os polissacarídeos são carboidratos, também conhecidos como glicanos.

Quais são os polissacarídeos de armazenamento?

Outros tipos de polissacarídeos incluem amido, glicogênio e goma xantana nas plantas. Os amidos são conhecidos como polissacarídeos de armazenamento, pois contêm glicose, que é o açúcar mais facilmente decomposto em energia, e concentra-se em todos os grãos, batatas, feijões e muito mais.

O que é dissacarídeos dê exemplos?

Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).

Qual desses é um dissacarídeo?

Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose. Ao serem consumidos, o organismo quebra a ligação glicosídica dos dissacarídeos e libera seus monômeros, que são absorvidos e utilizados como fonte de energia.

Quais são os monossacarídeos essenciais à vida?

  • Alguns monossacarídeos têm papel essencial à vida, por exemplo, a ribose está inserida na molécula de RNA; a desoxirribose na molécula de DNA; glicose é a principal fonte de energia para nossas células; frutose, encontrada nas frutas, também é fonte de energia, entre outros. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido entre nós, ...

Quais são os derivados do monossacarídeo?

  • Os monossacarídeos, presentes nos carboidratos acima, são absorvidos no organismo através do intestino. Depois de processados pela parede desse órgão, são lançados para o sangue, tornando-se responsável pela distribuição da energia. Os dissacarídeos e polissacarídeos são, portanto, derivados do monossacarídeo.

Como os monossacarídeos funcionam nas células?

  • Os monossacarídeos têm muitas funções nas células. Em primeiro lugar, os monossacarídeos são usados para produzir e armazenar energia. A maioria dos organismos cria energia quebrando a glicose monossacarídica e colhendo a energia liberada pelas ligações.

Quais são os alimentos ricos em monossacarídeos?

  • Além das plantas, há, portanto, a grande incidência de moléculas de monossacarídeos nos alimentos que comemos no dia a dia. Abaixo, listamos alguns que são fundamentais para a saúde do nosso corpo: Fonte de dissacarídeos, o mel está entre os alimentos ricos em carboidratos considerados fonte de glicose.

Postagens relacionadas: