adplus-dvertising

O que é a discriminação social?

Índice

O que é a discriminação social?

O que é a discriminação social?

A discriminação consiste numa ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (inferiorizado) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença a uma determinada raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro fator.

O que é a discriminação social no Brasil?

Já a discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregação ou tratamento diferenciado, inferiorizando um indivíduo ou grupo de indivíduos. Assim, toda discriminação surge a partir de um preconceito e algumas são consideradas crimes, podendo ser punidas judicialmente.

Como o racismo está presente na sociedade brasileira?

Acontece em lugares que os negros são marginalizados – trabalho, educação -. Um exemplo é a porcentagem de vereadores negros eleitos nas eleições de 2016 em relação aos brancos. São 29,11% contra 70,29%, respectivamente; Racismo primário: não conta com justificativas, acontece de forma mais psicológica e emocional.

Qual é a causa da discriminação?

A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.

Quais são as formas de discriminação?

Tipos de discriminação

  • Por raça: O etnocentrismo é a análise do mundo de acordo com os parâmetros de nossa própria cultura. ...
  • Por orientação sexual: ...
  • Por religião, ideologia, origem étnica: ...
  • Por diversidade funcional (incapacitação): ...
  • Por gênero: ...
  • Por aparência:

Qual a temática da discriminação no Brasil?

  • Discriminação social, racial e de gênero no Brasil. A autora, com fulcro na Constituição Federal de 1988 e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aborda a temática da discriminação social, racial e de gênero no Brasil, fazendo inclusive, uma crítica à discriminação velada.

Qual é a discriminação racial?

  • Já a discriminação racial, é a prática determinista de separar ou segregar um do outro relacionado á cor da pele, em que o branco não pode se misturar as outras raças, ou principalmente a mais vitimada que é o negro. E o preconceito racial é um convencionalismo supersticioso que se formaliza na opinião, de um ser, ser mais que o outro, ...

Qual a porcentagem de desigualdade social no Brasil?

  • Qual a porcentagem de desigualdade social no Brasil? Uma pesquisa divulgada em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que os 10% mais ricos ficam com 43% da renda nacional.

Quando foi aprovada a Convenção sobre a discriminação contra a mulher?

  • Foi somente em 1979, com a aprovação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher (CEDAW), que as Nações Unidas definiram de forma mais clara no que consistiam essas formas de discriminação e assim abriram uma agenda mais efetiva de medidas para combatê-las.

Postagens relacionadas: