Em que constitui o funcionalismo ou método comparativo?
Índice
- Em que constitui o funcionalismo ou método comparativo?
- O que o método do funcionalismo defende?
- O que constitui o funcionalismo?
- O que o método comparativo defende?
- Qual é a ideia principal do método comparativo?
- O que defende o método compreensivo?
- Quais as principais características do método compreensivo?
- Como funciona o funcionalismo?
- Como os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade?
- Por que os funcionalistas priorizam o trabalho de campo?
- Qual é o método comparativo?
Em que constitui o funcionalismo ou método comparativo?
Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de 'Método Comparativo', ou de “Funcionalismo”. Esse formato de fazer Sociologia para Durkheim era marcado por: Observação de um fenômeno.
O que o método do funcionalismo defende?
A corrente funcionalista tem como objetivo compreender e explicar as ações sociais coletivas ou individuais e, consequentemente, explicar as sociedades a partir de funções e de causas. ... A visão funcionalista é portanto, sistêmica: diferentes fatores que se unem, formando um grande sistema.
O que constitui o funcionalismo?
O que é o Funcionalismo: Funcionalismo é um paradigma científico que busca entender uma sociedade a partir das suas regras de funcionamento e das diferentes funções nela desempenhadas.
O que o método comparativo defende?
O método comparativo utiliza variáveis para apresentar a relação entre elas e chegar em uma resposta final para o todo, se atendo a característica por característica.
Qual é a ideia principal do método comparativo?
Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.
O que defende o método compreensivo?
O autor defendia que a investigação sociológica só era possível devido a uma multiplicidade de casos individuais, a partir do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada.
Quais as principais características do método compreensivo?
A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.
Como funciona o funcionalismo?
- Funcionalismoé uma teoria adaptada para diferentes campos de conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções.
Como os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade?
- Os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade como cada parte da sociedade de acordo com sua função para a estabilidade da sociedade como um todo. Esta visão é portanto sistêmica, observando quais os fatores que unem as diferentes partes que compõem a sociedade formando um grande sistema, como uma máquina e suas diferentes peças e engrenagens.
Por que os funcionalistas priorizam o trabalho de campo?
- Os funcionalistas priorizavam a descoberta dos fatos, a existência material; a realidade dos eventos deveria ser encontrada em suas manifestações no presente, por isso a importância do trabalho de campo e da observação participante.
Qual é o método comparativo?
- O método comparativo se inspira no método das variações concomitantes (John S. Mill), cujo propósito é interpretar as variações que apresenta um objeto social dado ao relacioná-las com as diferenças comprovadas no modo de ação de tal ou qual fator, em igualdade de circunstâncias.