adplus-dvertising

Como os índios jogavam peteca?

Índice

Como os índios jogavam peteca?

Como os índios jogavam peteca?

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Qual a história da peteca?

NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.

Em que ano e onde a peteca deixou de ser considerada apenas uma recreação?

Da rua, da grama ou da areia para as quadras, transformando essa recreação em competição, só aconteceu em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, na década de 40, porém muito timidamente.

É uma criação puramente brasileira O Brasil ainda não havia sido descoberto pelos portugueses já era popular entre os nativos da região os índios junto dela Faziam-se canções e danças para acompanhar dessa forma com o passar do tempo e a permanência da prática pelos?

A prática do jogo de Peteca pode-se dizer, é uma criação puramente brasileira. O Brasil ainda não havia sido descoberto pelos portugueses e a peteca já era popular entre os nativos da região: os índios. Junto dela, faziam-se canções e danças para acompanhar.

O que os indígenas utilizam para a confecção da peteca?

O nome “peteca” – de origem Tupi e que significa “tapear”, “golpear com as mãos”. O brinquedo é produzido pelos indígenas na época da colheita do milho, a partir da palha seca.

Qual o objetivo do jogo de peteca?

O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.

Quando foi o início do processo de esportivização da peteca?

A esportivização da Peteca brasileira. A Revista Educação Physica de 1937, serve de referência ao afirmar o início da esportivização da peteca, ao ser praticada pelos nadadores brasileiros durante a Olimpíada de Antuérpia (Bélgica), em 1920.

Postagens relacionadas: