adplus-dvertising

O que compõe o capital social?

Índice

O que compõe o capital social?

O que compõe o capital social?

Capital Social é todo valor bruto disponibilizado para abrir uma empresa e mantê-la funcionando até que gere lucros. Esses valores podem ser tanto quantias em dinheiro quanto bens, por exemplo, computadores, impressoras, mobiliários, valores necessários para contratação de serviços terceiros, entre outros.

Onde fica o capital social?

O capital social fica registrado no documento que deu origem à sua empresa. Esse documento inicial depende do tipo de empresa que você pretende constituir. Por exemplo, se você decidiu ter um sócio para iniciar seu negócio, o capital social deverá estar descrito no contrato social.

Como se calcula o capital subscrito?

O valor do capital subscrito depende do capital social constituído na abertura do negócio e da divisão das cotas e ações acordada. O importante é que a quantia integralizada no ato da constituição da sociedade seja suficiente para dar início às operações da empresa e sustentá-la em seus primeiros meses.

Qual é a função do capital social?

De acordo com o professor Alfredo Lamy Filho, “é função do capital social garantir os credores da companhia, conciliando a responsabilidade limitada dos acionistas (indispensável para que se possam associar, na mesma empresa, centenas ou milhares de sócios) com a proteção ao crédito, necessário ao funcionamento do ...

Como o capital social pode ser formado?

  • Declarado no ato que constitui a empresa (contrato social, requerimento de empresário, ato constitutivo ou outra nomenclatura), o capital social pode ser formado por dinheiro, bens e direitos.

Qual o valor do capital social?

  • O capital social é um indicador importante porque condiciona o direito aos lucros e o direito de voto de cada um dos sócios. O seu valor pode variar muito, mas existem algumas situações em que existe um mínimo a respeitar.

Qual o capital social do negócio?

  • Entre as muitas dúvidas que podem surgir no momento em que se está constituindo a empresa, uma que quase sempre aparece é com relação ao capital social do negócio. Os novos empresários querem saber, desde o conceito até sobre onde esse valor pode ser empregado. Afinal, o que é Capital Social?

Como se integra o capital social da empresa?

  • Quando um sócio entrega o capital subscrito prometido, forma-se o capital integralizado. Na contabilidade, esse montante passa a integrar oficialmente o capital social da empresa, conforme acordado na subscrição.

Postagens relacionadas: