adplus-dvertising

O que considerar na reformulação do PPP para alinhar a BNCC?

Índice

O que considerar na reformulação do PPP para alinhar a BNCC?

O que considerar na reformulação do PPP para alinhar a BNCC?

Para que o projeto esteja de acordo com a BNCC, o PPP da escola agora deve estimular o engajamento da equipe docente, discente e das famílias para construir um projeto colaborativo e democrático. A ideia é focar e atender as necessidades reais e os planos escolares.

Como a BNCC se relacioná com o PPP?

A BNCC também incentiva o respeito à igualdade e a diversidade cultural, o que traz a necessidade de se planejar e rever o currículo e prática segundo a cultura e experiência local de cada escola. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida.

Como atualizar o PPP de acordo com a BNCC?

  1. Dê início ao processo de reelaboração curricular pela compreensão das diretrizes propostas pela BNCC. ...
  2. Revisite a Base sempre que necessário. ...
  3. Compreenda as especificidades de cada segmento e trabalhe junto aos seus professores na nova organização curricular.

Como avaliar o projeto político pedagógico?

A avaliação do PPP requer, finalmente, continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de uma avaliação emancipatória (VEIGA, 2010).

Qual o objetivo do projeto político pedagógico na escola?

O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. ... Ainda assim, é fundamental que exista uma figura mobilizadora que se responsabilize por conduzir esse processo, papel designado ao diretor escolar.

Qual a importância do projeto político pedagógico da escola?

A construção do Projeto Político Pedagógico é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É com ele que a escola irá demonstrar o que idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

Como o PPP pode colocar em prática a BNCC?

  • Neste curso, você vai entender como o PPP revela os caminhos escolhidos pela escola para colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária.

Quais pontos devem ser revisados Na BNCC?

  • Além do próprio documento, há outros pontos que devem ser revisados e que atingem o PPP da escola, como: Assim como é importante revisar e atualizar as práticas pedagógicas, a BNCC exige que os materiais sejam modernizados para potencializar as práticas dos alunos e estimular seus aprendizados.

Como foi a implementação da BNCC?

  • No curso realizado pela NOVA ESCOLA, a diretora Priscila Arce mostrou um exemplo de implementação da BNCC e revisão do projeto político-pedagógico da instituição. Ela conta que a primeira iniciativa foi mapear o perfil da comunidade e fazer o levantamento dos problemas e das forças da escola.

Quais são as mudanças trazidas pela BNCC?

  • Quais são as mudanças trazidas pela BNCC? Para que a revisão e a estruturação aconteçam de adequadamente, é preciso analisar as mudanças que a Base Nacional Curricular traz para então fortalecer a educação básica e o aprendizado singular. Abaixo, listamos as principais modificações para você considerar durante o desenvolvimento do PPP.

Postagens relacionadas: