Qual é a causa do hematoma subdural?
Índice
- Qual é a causa do hematoma subdural?
- O que significa um hematoma subdural?
- O que é hematoma subdural e epidural?
- Onde ocorre o hematoma subdural?
- Como tratar hematoma subdural crônico?
- Onde fica o hematoma subdural?
- Qual o mecanismo de formação de hematoma subdural?
- Como fazer o diagnóstico do hematoma subdural?
- Qual a mortalidade de um hematoma subdural?
- Quais são os hematomas subdurais crónicos?
Qual é a causa do hematoma subdural?
Causas do Hematoma Subdural A principal causa do hematoma subdural é uma pancada forte na cabeça, que faz com que os vasos sanguíneos estourem, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar sequelas.
O que significa um hematoma subdural?
Hematoma subdural refere-se a um acúmulo de sangue na superfície do cérebro, sob o crânio. Os hematomas subdurais podem acarretar risco à vida. Geralmente são causados por uma lesão cefálica (na cabeça).
O que é hematoma subdural e epidural?
O hematoma subdural e o hematoma peridural são caracterizados por hemorragia nos espaços que rodeiam o cérebro. Os hematomas subdurais se formam entre a dura-máter e as membranas aracnoides. Os hematomas epidurais surgem no espaço potencial entre a dura e o crânio.
Onde ocorre o hematoma subdural?
Os hematomas subdurais são geralmente causados por sangramento das veias, incluindo as veias comunicantes, localizadas entre a camada média e a camada externa do tecido que reveste o cérebro (meninges).
Como tratar hematoma subdural crônico?
Objetivo: O hematoma subdural crônico (HSDCr) pode ser tratado por diferentes técnicas cirúrgicas. A tendência nos últimos anos tem sido direcionada ao tratamento com realização de duas trepanações e drenagem, seguidas de irrigação exaustiva com solução salina e adaptação de dreno subdural, ao invés da craniotomia.
Onde fica o hematoma subdural?
Os hematomas subdurais são geralmente causados por sangramento das veias, incluindo as veias comunicantes, localizadas entre a camada média e a camada externa do tecido que reveste o cérebro (meninges). Ocasionalmente, os hematomas subdurais são causados por sangramento das artérias.
Qual o mecanismo de formação de hematoma subdural?
- Os mecanismos de formação de hematoma subdural são diferentes. Nas lesões homolatais, é até certo ponto semelhante à formação de hematomas epidurais, ou seja, um agente traumático com uma pequena área de aplicação afeta a cabeça imóvel ou inativa, causando lesão cerebral local e ruptura do pial ou vasos corticais na área do trauma.
Como fazer o diagnóstico do hematoma subdural?
- Diagnóstico de Hematoma subdural O diagnóstico do hematoma subdural pode ser feito por meio de uma tomografia computadorizada do cérebro ou de uma ressonância magnética. Esses exames irão permitir que o médico avalie as veias do cérebro e o crânio.
Qual a mortalidade de um hematoma subdural?
- Um hematoma subdural agudo tem uma mortalidade elevada, pelo que se considera uma emergência médica. Dependendo da velocidade do seu aparecimento, os hematomas subdurais são divididos em agudos , subagudos e crónicos.
Quais são os hematomas subdurais crónicos?
- Os hematomas subdurais crónicos desenvolvem-se muitas vezes ao longo de um período de dias ou semanas depois de um traumatismo craniano leve, apesar de não haver causa identificável em 50% dos pacientes. Podem só apresentar sintomas meses ou anos após o traumatismo.