Para que serve o cromo no organismo humano?
Índice
- Para que serve o cromo no organismo humano?
- O que é cromo no organismo?
- Como saber se tenho deficiência de cromo?
- Onde fica o cromo no corpo humano?
- Qual a dosagem diária de picolinato de cromo?
- Qual a quantidade de cromo?
- Por que o cromo pode existir?
- Quais são os sinais da falta de cromo?
- Como ocorre a falta de cromo na dieta?
- Por que a falta de cromo pode levar à obesidade?

Para que serve o cromo no organismo humano?
O cromo ajuda na perda de peso porque potencializa a ação da insulina, hormônio que aumenta a utilização de carboidratos e gorduras pelas células. Além disso, o aumento da ação da insulina também ajuda a diminuir a sensação de fome, pois a vontade de comer aparece quando esse hormônio está em baixa no organismo.
O que é cromo no organismo?
O que é cromo? Cromo é um mineral essencial e, atualmente, conhecido por auxiliar a diminuição da formação de colesterol e melhora de quadros de diabetes tipo 2 devido à sua ativa participação no metabolismo de carboidratos, aumentando a tolerância à glicose.
Como saber se tenho deficiência de cromo?
Sinais e sintomas
- Intolerância a glicose;
- Fadiga;
- Colesterol anormal;
- Agravamento de ateroscleroses;
- Diminuição do crescimento em jovens;
- Perda de peso;
- Cicatrização lenta.
Onde fica o cromo no corpo humano?
No corpo humano, suas reservas se encontram no fígado, baço, tecido moles e ossos, sendo que a maior parte do cromo consumido é excretada nas fezes sem ser absorvida. A excreção acontece através da urina, sendo mais alta em diabéticos após a administração de insulina.
Qual a dosagem diária de picolinato de cromo?
Posologia: Recomendam-se doses de 2mcg diários, para manter um balanço adequado. Nos casos específicos de suplementação para atletas, dietas insuficientes em Cromo e tratamento de alterações dos níveis de colesterol, a dose diária ótima é de 200-600mcg de Cromo/dia.
Qual a quantidade de cromo?
As mulheres adultas precisam de 25 mcg de cromo por dia, enquanto os homens precisam de 35 mcg, e a deficiência desse mineral pode provocar sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações do humor, e aumento dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
Por que o cromo pode existir?
- O cromo pode existir sob diferentes formas de oxidação, por exemplo, esse elemento é encontrado naturalmente em nosso organismo na forma de cromo trivalente (III), que é o mais estável.
Quais são os sinais da falta de cromo?
- A falta de Cromo resulta em problemas no metabolismo do açúcar, proteínas e colesterol no sangue produzindo alguns desses sinais: Cicatrização lenta. Seus sinais e sintomas podem ser confundidos com os da diabetes mellitus, pois também envolvem falta de insulina.
Como ocorre a falta de cromo na dieta?
- A falta de cromo na dieta geralmente ocorre devido à carência do mineral no solo, no abastecimento de água e na refinação de certos alimentos que podem ser removidos nesse procedimento. Por conta disso, pessoas que comem alimentos refinados em grande quantidade também têm mais risco de não conseguir o mineral suficientemente.
Por que a falta de cromo pode levar à obesidade?
- Porém, a falta de Cromo pode levar a alguns problemas. O principal deles é a perda de eficiência de insulina, quando a pessoa passa a absorver açúcar mais rápido, levando à diminuição de saciedade e consequentemente ao aumento de peso, podendo gerar outras doenças.