O que pode acontecer se uma pessoa sofrer uma lesão no cerebelo?

O que pode acontecer se uma pessoa sofrer uma lesão no cerebelo?
Do latim, pequeno cérebro, o cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.
O que uma lesão no bulbo pode ocasionar?
Lesões no bulbo apresentam como características mais comuns a disfagia (dificuldade de de glutição) e as alterações de fonação por lesão do núcleo ambíguo, assim como alterações do movimento da língua por lesão do núcleo hipoglosso.
Como tratar a lesão do cerebelo?
- Além disso, cada lesão cerebelar necessita de tratamento diversificado e têm diferentes prognósticos. Os tumores do cerebelo causam perda da coordenação para caminhar, dificuldade em movimentos delicados de braços e pernas, e mudanças no ritmo da fala, além de afetar a coordenação.
Por que o cerebelo não funciona?
- O cerebelo não funciona bem, o que causa a perda de coordenação. Geralmente, as pessoas não conseguem controlar os braços e as pernas, o que faz elas darem passos amplos e instáveis, quando caminham.
Qual é a anatomia do cerebelo?
- O cerebelo é relativamente pequeno, mas nele se encontra uma grande quantidade de neurônios (aproximadamente 50% do cérebro). A sua anatomia é bastante complexa, uma vez que se divide em três lóbulos (anterior, médio e posterior) mas a sua parte central (o vérmis) também está dividida.
Quais são as causas das lesões cerebrais?
- As causas e sintomas são variados e dependem do tipo de lesão, mas as principais são devidas a quedas, acidentes de trânsito, casos de violência e acidentes ocorridos na prática de esportes. Os diferentes tipos de lesões cerebrais podem provocar um impacto importante em nossa cognição e habilidades cognitivas.