adplus-dvertising

O que o homem faz que causa danos quando chove muito?

Índice

O que o homem faz que causa danos quando chove muito?

O que o homem faz que causa danos quando chove muito?

Outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por “segurar” as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade.

Quais são as causas das inundações nas áreas urbanas?

As inundações devido à urbanização são aquelas causadas pelo desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva).

Quando chove muito o que acontece?

A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.

Como ocorre a ocorrência de enchentes nas cidades?

  • A ocorrência de enchentes nas cidades também pode estar relacionada com problemas nos sistemas de drenagem. Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles.

Qual a causa das enchentes?

  • Outra causa para as enchentes é a ocorrência de uma quantidade não comum de chuvas, que podem manifestar-se em níveis muito acima do previsto pelos meteorologistas.

Quais as mortes das enchentes no mundo?

  • A cada ano que passa, as enchentes chocam pessoas em diferentes lugares do mundo. Enchentes já causaram 1,7 mil mortes na China em 2009, 1,9 mil em 2010 no Paquistão e diversos outros desastres sociais e ambientais, inclusive no Brasil, como os deslizamentos de terra no Morro Carioca no Rio de Janeiro em 2010.

Quais são as consequências das enchentes e inundações?

  • As consequências das enchentes e inundações são drásticas na maioria dos casos. Além do grande número de mortes como os já citados, elas ocasionam elevada destruição do solo e da área urbana, causando prejuízos econômicos e psicológicos aos cidadãos da região afetada. Pode-se citar também como consequências os danos causados na fauna e flora, ...

Postagens relacionadas: