Como tratar amiloidose na pele?
Índice
- Como tratar amiloidose na pele?
- O que é amiloidose na pele?
- O que causa amiloidose cutânea?
- Quais os sintomas da amiloidose cutânea?
- Como prevenir amiloidose?
- Quem trata de amiloidose?
- Qual a causa mais comum da amiloidose?
- Qual o tratamento da amiloidose secundária?
- Qual o prognóstico da amiloidose?
- Como fazer um exame de amiloidose?

Como tratar amiloidose na pele?
Geralmente, o tratamento das amiloidoses cutâneas é desapontador. A maioria dos casos pode ser tratada usando-se corticoides tópicos potentes, normalmente em curto tempo. Calcipotriol ou fototerapia são similares, de uso limitado.
O que é amiloidose na pele?
A amiloidose cutânea está relacionada com o depósito de amilóide na pele, aparentemente normal, sem depósitos em outros órgãos. Admite-se que o amilóide seja composto de queratinas advindas da degeneração de queratinócitos e de tonofilamentos devido a lesões focais da epiderme.
O que causa amiloidose cutânea?
A amiloidose é causada pelo depósito de proteína amilóide nos tecidos e alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença como idade, sexo, presença de outras doenças ou histórico familiar.
Quais os sintomas da amiloidose cutânea?
A presença de proteínas amiloides no fígado e no sistema gastrointestinal está frequentemente associada à amiloidose AA....Sistema nervoso periférico
- Dor;
- Dormência e formigamento;
- Dificuldade de sentir temperaturas;
- Fraqueza muscular;
- Impotência;
- Tontura;
- Palpitações cardíacas;
- Constipação e diarreias;
Como prevenir amiloidose?
Para pessoas com amiloidose AL, quimioterapia com melfalana e novos medicamentos, como bortezomibe e lenalidomida, às vezes com um transplante de células-tronco periféricas, podem parar a doença na medula óssea e prevenir a progressão dos depósitos de amiloide.
Quem trata de amiloidose?
Amiloidose cutânea tem tratamento. O tratamento vai depender da extensão e localização das lesões, bem como dos sintomas que estão causando. Procure um dermatologista pois ele é o profissional… Existem casos de acometimento cardíaco por Amiloidose, deve ser avaliado também por um Cardiologista.
Qual a causa mais comum da amiloidose?
- A transtirretina mutante (ATTRm), uma proteína produzida pelo fígado, é a causa mais frequente de amiloidose familiar. A amiloidose ATTRwt [wild type transthyretin (transtirretina tipo selvagem)] (anteriormente chamada amiloidose sistêmica senil) geralmente afeta o coração. É mais comum em homens do que em mulheres.
Qual o tratamento da amiloidose secundária?
- No caso da amiloidose secundária, o tratamento do processo inflamatório que está dando origem ao problema evitará a formação da substância amilóide. O uso da colchicina pode ajudar a inibir o depósito da proteína. O tratamento do líquen amiloidótico e da forma maculosa é focado no alívio da coceira.
Qual o prognóstico da amiloidose?
- A amilóide é evidenciada ao microscópio com o uso de determinados corantes. O tratamento tem como objetivo fazer a amiloidose regredir. Entretanto, pacientes que possuem a amiloidose causada por mieloma múltiplo possuem um prognóstico reservado: a maioria das pessoas que sofrem de ambas as enfermidades morrem dentro de um ou dois anos.
Como fazer um exame de amiloidose?
- Após o médico determinar que a pessoa apresenta amiloidose, ele realiza outros exames para determinar o tipo de amiloidose e para identificar quaisquer distúrbios que talvez possam ser a causa da amiloidose. Ele também realiza exames para verificar quais órgãos foram afetados.