O que acontece se atrofia testicular?
Índice
- O que acontece se atrofia testicular?
- Qual o tamanho de um testículo atrofiado?
- Qual remédio para atrofia testicular?
- Como curar a atrofia testicular?
- O que tomar para não atrofia testicular?
- Qual é o tratamento da atrofia testicular?
- O que se deve fazer em caso de torção do testículo?
- Qual a causa da atrofia?
- Como fazer o diagnóstico da atrofia?

O que acontece se atrofia testicular?
A atrofia testicular é uma doença caracterizada pela diminuição do tamanho dos testículos. A atrofia dos testículos pode reduzir ou até parar o seu funcionamento normal e causar problemas de fertilidade, podendo até mesmo tornar o paciente estéril.
Qual o tamanho de um testículo atrofiado?
Risco da suplementação hormonal
Idade | Valor (ng/dL) | Tamanho do testículo |
---|---|---|
14 anos | 20 mL ou compr. >4,5 cm | |
≥19 anos | 240-950 |
Qual remédio para atrofia testicular?
Segundo o médico, o clomiphene e letrozole podem ser usados por lutadores homens para evitar os efeitos colaterais do uso de anabolizantes, como, por exemplo, a atrofia dos testículos.
Como curar a atrofia testicular?
O tratamento para a atrofia testicular deve ser indicado pelo urologista de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de medicamentos que promovam o alívio dos sintomas e que façam com que os testículos voltem ao tamanho normal. No entanto, quando isso não acontece, o médico pode indicar a realização de cirurgia.
O que tomar para não atrofia testicular?
Segundo o médico, o clomiphene e letrozole podem ser usados por lutadores homens para evitar os efeitos colaterais do uso de anabolizantes, como, por exemplo, a atrofia dos testículos.
Qual é o tratamento da atrofia testicular?
- O tratamento da atrofia testicular depende da sua causa e o problema pode ser reversível. O urologista é o médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da atrofia testicular.
O que se deve fazer em caso de torção do testículo?
- O que se deve fazer em caso de suspeita de torção do testículo é ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar um urologista, assim que surgem os primeiros sintomas como dor forte nos testículos, inchaço ou sensibilidade ao toque.
Qual a causa da atrofia?
- Quando a causa da atrofia é por inflamações, infecções ou torção, é possível que os sintomas como dor, sensibilidade em excesso e náuseas sejam relatados.
Como fazer o diagnóstico da atrofia?
- Para que o diagnóstico dessa condição seja feito, o urologista poderá indicar exames laboratoriais e de imagem para identificar o que está causando a atrofia, e a partir daí indicar o tratamento mais adequado, podendo ser antibióticos, reposição hormonal e até cirurgia nos casos de torção ou câncer, por exemplo.