adplus-dvertising

Como acontece a violência psicológica?

Índice

Como acontece a violência psicológica?

Como acontece a violência psicológica?

A violência psicológica é entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, ...

Quais são os exemplos de violência psicológica?

  • Exemplos de violência psicológica. Alguns exemplos de violência psicológica são: Ameaça: gera medo e restringe as ações da vítima. Alguns casos graves são penalizados por lei. Chantagem: forma de controle que utiliza o medo ou a culpa. Humilhação: ações degradantes direcionadas a entes queridos ou desconhecidos.

Por que a violência psicológica é crime?

  • Outro ponto é que a pessoa dominada, na maioria das vezes, tem baixa autoestima, um provável reflexo de opressões e angústias vivenciados em seu histórico. A violência psicológica é crime, está lá no artigo 7º da lei Maria da Penha: “Constrangimentos, ridicularização e perseguição, entre outras ações causadoras de danos emocionais”.

Como a violência psicológica é reconhecida?

  • A violência psicológica (ou emocional) enfrentou muita dificuldade para ser reconhecida, especialmente em termos legais. No Brasil, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), promulgada em 2006, define como crime cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Por que a violência psicológica não deixa sinais físicos?

  • Esse tipo de hostilidade não deixa sinais físicos, por isso não é tão perceptível, mas, por vezes, imprime marcas negativas tão profundas em quem a sofre, que abalam e traumatizam pelo resto da vida. Um fator que está geralmente ligado à violência psicológica é a dependência afetiva da vítima.

Postagens relacionadas: