adplus-dvertising

O que causa psoríase nas unhas?

Índice

O que causa psoríase nas unhas?

O que causa psoríase nas unhas?

A psoríase nas unhas, também chamada de psoríase ungueal, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom.

O que pode causar a psoríase?

Diversos fatores ambientais também podem ser o gatilho para o surgimento ou o agravamento da patologia, como estresse, tempo frio, uso de alguns medicamentos (antidepressivos e anti-inflamatórios, por exemplo), infecções, em especial a de garganta, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Como identificar psoríase nas unhas?

Quais os sintomas da psoríase nas unhas?

  1. pequenas ondulações na unha.
  2. manchas amarelo-alaranjadas conhecidas como “manchas de óleo”
  3. pequenas estrias.
  4. espessamento das unhas e perda de transparência (unhas esbranquiçadas)

Quais são os sinais de psoríase no aparelho ungueal?

  • Os principais sinais de psoríase no aparelho ungueal são pitting, onicólise e manchas de óleo (figura 1). O pitting ou “unha em dedal” é mais comum nas unhas das mãos e caracteriza-se por depressões puntiformes na superfície da placa ungueal, resultantes do envolvimento da matriz unguea.

Quais são os esmaltes da psoríase ungueal?

  • 1. Esmaltes. A psoríase ungueal deixa as unhas ásperas e amolecidas, por isso alguns esmaltes podem auxiliar o tratamento, melhorando o aspecto das unhas, deixando-as mais lisas e mais resistentes. Além disso, alguns tipos de esmaltes podem ter produtos como vitamina D e clobetasol, que ajudam na reconstrução da unha.

Qual a causa da psoríase?

  • Psoríase é uma doença inflamatória crônica que impacta de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. O acometimento ungueal é uma manifestação frequente em todas as formas de psoríase, podendo ocorrer em até 80% dos casos.

Qual a causa da psoríase gutata?

  • – Psoríase gutata: geralmente é desencadeada por infecções bacterianas, como as de garganta. É caracterizada por pequenas feridas, em forma de gota no tronco, nos braços, nas pernas e no couro cabeludo. As feridas são cobertas por uma fina escama, diferente das placas típicas da psoríase que são grossas.

Postagens relacionadas: