Como se adquire a neurocisticercose?
Como se adquire a neurocisticercose?
1 – a auto-infecção, quando os ovos de um indivíduo infectado são transferidos da região perianal para a boca, ou quando os ovos são regurgitados do intestino para o estômago; 2 – a heteroinfecção, ingestão dos ovos por intermédio de água ou alimentos contaminados.
Quando ocorre a neurocisticercose?
O período de incubação dura de quatro a cinco anos, ou seja, os sintomas podem aparecer anos depois da ingestão dos ovos da tênia. Os sintomas, geralmente, surgem quando os cistos começam a envelhecer e provocam uma resposta inflamatória do hospedeiro.
Como ocorre a cisticercose cerebral?
Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
Quais as sequelas da neurocisticercose?
Quando o sistema nervoso central é afetado, o paciente pode apresentar sintomas graves, como a meningite, e pode desenvolver epilepsia, o sintoma mais freqüente, distúrbios mentais e psíquicos, cefaléia e hipertensão intracraniana.