Como se contrai a meningite?
Índice
- Como se contrai a meningite?
- Qual o tratamento para meningocócica?
- O que é doença meningocócica?
- Como pode Apresentar-se A doença meningocócica é como pode evoluir?
- Quais os sintomas da meningocócica?
- Quais as formas de prevenção da meningite meningocócica?
- Quais são as indicações para contactantes de meningites bacterianas como deve ser realizada?
- Quais são os sintomas da meningite?
- Como Prevenir a meningite meningocócica?
- Que bactérias podem causar meningite bacteriana?
- Por que a meningite é endêmica?
Como se contrai a meningite?
Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.
Qual o tratamento para meningocócica?
O tratamento para meningite meningocócica deve ser feito o mais rápido possível em internamento no hospital com injeção de antibióticos na veia, como Ceftriaxona, durante cerca de 7 dias.
O que é doença meningocócica?
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.
Como pode Apresentar-se A doença meningocócica é como pode evoluir?
Doença meningocócica: meningite e meningococcemia. A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).
Quais os sintomas da meningocócica?
Sinais e sintomas específicos da meningite meningocócica
- Febre;
- Rigidez na nuca;
- Dor de cabeça;
- Mal estar;
- Náusea e vômito;
- Confusão mental;
- Sensibilidade à luz.
Quais as formas de prevenção da meningite meningocócica?
Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene são importantes medidas de prevenção contra as meningites.
Quais são as indicações para contactantes de meningites bacterianas como deve ser realizada?
Meningite por H. influenzae - Contactantes domiciliares: somente quando, além do caso índice, houver crianças menores de 4 anos susceptíveis (não vacinada ou vacinação incompleta). - Creches e pré-escolas: apenas a partir do 2º caso confirmado, para contactantes próximos (mesma sala e mesmo período) susceptíveis.
Quais são os sintomas da meningite?
- Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
Como Prevenir a meningite meningocócica?
- A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível para evitar sequelas neurológicas graves que podem colocar a vida em risco. Assim, sempre que existe suspeita de meningite, deve-se ir ao pronto socorro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Que bactérias podem causar meningite bacteriana?
- Três bactérias podem causar meningite bacteriana. Elas são Neisseria meningitidis , Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae . Essas três encontram-se normalmente no meio ambiente e podem inclusive viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano.
Por que a meningite é endêmica?
- No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.