Como saber se o bebê na gestação tem hidrocefalia?
Índice
- Como saber se o bebê na gestação tem hidrocefalia?
- Qual é a causa da hidrocefalia?
- O que pode causar hidrocefalia no feto?
- O que é hidrocefalia em bebê?
- Como descobrir hidrocefalia na gravidez?
- Quais as sequelas que pode causar a hidrocefalia?
- Como identificar a hidrocefalia?
- Quais são os sintomas da hidrocefalia em bebês?
- Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
- Qual a origem da hidrocefalia?
- Quando ocorre a hidrocefalia obstrutiva?
Como saber se o bebê na gestação tem hidrocefalia?
A hidrocefalia congênita pode ser diagnosticada quando a gestante realiza os exames de ultrassom de rotina durante o acompanhamento pré-natal.
Qual é a causa da hidrocefalia?
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais.
O que pode causar hidrocefalia no feto?
A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ao aumento de pressão cerebral, o que pode acontecer devido a infecções do cérebro como meningite ou ser consequência de tumores ou alterações ainda durante o desenvolvimento fetal.
O que é hidrocefalia em bebê?
Cerca de 1 em cada 1.000 bebês nascem com hidrocefalia, uma doença em que há o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais. Os sintomas podem incluir vômitos, letargia, dor de cabeça, cabeça com tamanho aumentado ou mesmo convulsões.
Como descobrir hidrocefalia na gravidez?
O método diagnóstico mais eficaz e rápido é a ecografia, podendo diagnosticar a hidrocefalia no feto durante a gravidez. Para delimitar a área afetada, podem ser feitos outros exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Quais as sequelas que pode causar a hidrocefalia?
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
Como identificar a hidrocefalia?
Diagnóstico de Hidrocefalia
- Questionário sobre sinais e sintomas.
- Exame físico.
- Exame neurológico, que inclui testes de força muscular, reflexo, sensibilidade ao tato, audição, coordenação, equilíbrio, humor, entre outros.
- Exames de imagem do cérebro, como ultrassons, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Quais são os sintomas da hidrocefalia em bebês?
- Entre os sintomas da hidrocefalia em bebês encontram-se: 1 Cabeça maior que o normal; 2 Moleira na parte superior da cabeça; 3 Vômitos; 4 Apatia; 5 Irritabilidade; 6 Sonolência; 7 Falta de apetite; 8 Convulsões; 9 Olhar fixo para baixo; 10 Pouca força muscular. More ...
Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
- O diagnóstico de hidrocefalia pode ser realizado durante a gravidez por meio da ecografia. Também é possível confirmar se há um crescimento anormal do crânio da criança mais velha.
Qual a origem da hidrocefalia?
- Os casos de hidrocefalia podem ter uma origem congênita (em que existe antes de o bebê nascer ou ao nascimento) ou adquirida (se desenvolve após o nascimento, causada por traumas ou doenças). A hidrocefalia por causa congênita pode estar relacionada a: Bebês nascidos prematuros.
Quando ocorre a hidrocefalia obstrutiva?
- Hidrocefalia obstrutiva Esse tipo da doença ocorre quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal.