Quais os efeitos colaterais da retirada da tireoide?
Índice
- Quais os efeitos colaterais da retirada da tireoide?
- O que acontece se não cuidar da tireoide?
- O que muda depois da tireoidectomia?
- Quem não tem a glândula tireoide?
- Quais são os tratamentos para problemas da tireoide?
- Por que os distúrbios da tireóide podem levar a alterações na menstruação?
- Como normalizar os valores da tireoide?
- Como funcionam os hormônios da tireóide?
Quais os efeitos colaterais da retirada da tireoide?
HIPOTIREOIDISMO é o que ocorre após a retirada de toda a tireóide, que nada mais é do que a falta do hormônio tireoideano, levando a sintomas como: sonolência, constipação, pele seca, déficits de atenção, raciocínio lento, depressão, unhas e cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento, fraqueza muscular, ...
O que acontece se não cuidar da tireoide?
Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
O que muda depois da tireoidectomia?
Estes dados estão de acordo com a literatura que mostra que após a tireoidectomia, pacientes podem apresentar “fadiga vocal”, “rouquidão”, “voz com pitch grave”, “dificuldade de falar em voz alta”, “sensação de corpo estranho na faringe”, “garganta seca”, “engasgo” e “pigarro”(2,5,7).
Quem não tem a glândula tireoide?
Retirada da tireoide pode levar ao hipoparatireoidismo e afeta mais as mulheres. O hipoparatireoidismo acomete de 20 a 30 pessoas em cada 100 mil, sendo mais comum em mulheres, e uma das causas para o surgimento da doença é a lesão cirúrgica das paratireoides durante a retirada da glândula tireoide.
Quais são os tratamentos para problemas da tireoide?
- O tratamento para problemas da tireoide, como tireoide inflamada ou alterada, incluem o uso de remédios, que regulam a função da tireoide ou a realização de cirurgia para retirada da glândula, sendo necessário fazer terapia de reposição hormonal por toda a vida. Veja que remédios são usados no tratamento de problemas na tireoide.
Por que os distúrbios da tireóide podem levar a alterações na menstruação?
- Os distúrbios da tireoide podem levar a alterações na menstruação. Mulheres que sofrem de hipotireoidismo, podem ter uma menstruação mais abundante e com mais cólicas, enquanto que no hipertiroidismo, é mais comum uma redução do sangramento, que pode mesmo ser ausente. Estas alterações menstruais podem acontecer porque os hormônios da tireoide ...
Como normalizar os valores da tireoide?
- Normalmente quem está tentando engravidar deve conseguir normalizar os valores da tireoide com o uso de medicamentos indicados pelo endocrinologista e manter o devido controle durante a gestação para diminuir as chances de complicações.
Como funcionam os hormônios da tireóide?
- Assim, o hipotálamo, a hipófise e a tireóide trabalham em conjunto na regulação da quantidade de hormônios tireoideanos presentes no organismo. Quando os níveis de T3 e T4 na circulação sanguínea estão baixos, o hipotálamo estimula a hipófise, que passa a secretar um hormônio estimulante da tireóide , chamado TSH .