O que pode causar Linfonodomegalia?
Índice
- O que pode causar Linfonodomegalia?
- O que significa a palavra Linfonodomegalias cervicais?
- O que significa ausência de sinais de Linfonodomegalias?
- Quais os sintomas da Linfonodomegalia?
- Qual o tratamento para Linfonodomegalia cervical?
- Quais são as características do linfonodo?
- Será que as células cancerígenas podem chegar aos linfonodos?
- Qual a causa da linfoadenopatia?
- Como é necessária a biópsia de um linfonodo?
O que pode causar Linfonodomegalia?
Linfonodomegalia axilar: infecções de prótese de silicone nas mamas, doença da arranhadura do gato, câncer de mama, melanoma, linfoma; Linfonodomegalia generalizada: mononucleose, artrite idiopática juvenil, dengue, brucelose, doença de Chagas, rubéola, sarampo, HIV, medicamentos como fenitoína, penicilina, captopril.
O que significa a palavra Linfonodomegalias cervicais?
A linfonodomegalia é um aumento local ou generalizado dos linfonodos. Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum no pescoço, nas axilas, na região inguinal e do mediastino. Pode ser tanto uma inflamação passageira, quanto representar uma doença grave.
O que significa ausência de sinais de Linfonodomegalias?
O que significa ausência de linfonodomegalia cervical? Não tem linfonodos aumentados no pescoço e cabeça. Os linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são pequenos órgãos do sistema imunológico distribuídos por todo o corpo.
Quais os sintomas da Linfonodomegalia?
Os sintomas costumam ser febre, mal-estar, dor de garganta, mialgia, cefaléia, rash cutâneo, hepatoesplenomegalia e linfonodomegalia generalizada, que predomina em região cervical.
Qual o tratamento para Linfonodomegalia cervical?
No caso de linfonodomegalia cervical, o procedimento de escolha inicial é a biópsia por agulha fina, seguido de biópsia excisional, caso a punção não seja diagnóstica.
Quais são as características do linfonodo?
- Características do linfonodo: primeiramente verificar se trata-se mesmo de um linfonodo, pois existem outras estruturas que podem ser confundidas com linfonodomegalia, como uma glândula parótida aumentada, lipomas, cistos branquiais, abscessos e tumores.
Será que as células cancerígenas podem chegar aos linfonodos?
- Mas, se forem conduzidas através do sistema linfático, essas células podem chegar aos linfonodos. De qualquer maneira, a maioria das células cancerígenas que conseguem se desprender do tumor morrem ou são mortas antes que possam se desenvolver em algum outro local.
Qual a causa da linfoadenopatia?
- Em pacientes com menos de trinta anos de idade, a linfoadenopatia, em mais de 80% dos casos, é reacional (infecções). Entretanto, nos pacientes com mais de trinta anos, o aumento determina- do por causas reacionais ocorre em apenas 40% dos casos.
Como é necessária a biópsia de um linfonodo?
- A biópsia de um linfonodo é também necessária em casos de linfonodomegalia, sendo que quando determinado o problema, um tratamento adequado deve ter início o quanto antes. O tratamento irá variar de acordo com o que estiver provocando a linfonodomegalia, por exemplo, em caso de gripe, a mesma deve ser tratada para diminuição dos linfonodos.