Quando um nódulo benigno pode virar maligno?
Quando um nódulo benigno pode virar maligno?
O nódulo se caracteriza por um crescimento anormal em um tecido ou órgão do corpo, são classificados como benigno ou maligno, sendo que a grande maioria dos nódulos são benignos, não havendo estudos que comprovam que um nódulo benigno venha se tornar maligno, sendo assim, a chance de um nódulo benigno se tornar maligno ...
Quais os sintomas de nódulos na mama?
Esteja atenta aos seguintes sintomas: Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos. - Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama). - Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não. - Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
Quais são os nódulos benignos?
- Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Por que os nódulos na mama precisam de tratamento?
- Os nódulos na mama normalmente não precisam de qualquer tratamento, pois não provocam qualquer alteração na saúde do paciente e não aumentam de tamanho.
Quais são os nódulos malignos?
- O nódulo maligno é uma anomalia que pode prejudicar a saúde e, quando se desenvolve, pode vir a se tornar câncer. Por isso, eles requerem um acompanhamento clínico mais preciso. Já os nódulos benignos são inofensivos e não comprometem a saúde da paciente, em grande parte dos casos.
Por que os nódulos são cancerígenos?
- Os nódulos sólidos podem ser benignos ou cancerígenos. Eles são avaliados de acordo com a forma e velocidade de crescimento. As lesões com margens irregulares ou espiculadas são as mais suspeitas para câncer.