adplus-dvertising

Como o gato pega PIF?

Índice

Como o gato pega PIF?

Como o gato pega PIF?

Entre os bichanos, o contágio ocorre quando um pet entra em contato com as secreções de um gato contaminado. “Secreção nasal, urina e fezes podem transmitir o vírus”, comenta o veterinário.

Quanto tempo dura um gato com PIF?

A triste realidade é que a Peritonite infecciosa felina quase sempre leva à morte e pode ser fatal dentro de poucas semanas. De maneira geral, gatos com PIF úmida têm menor expectativa de vida e podem viver até cerca de dois meses. Já os gatos com PIF seca podem viver até um ano com boa qualidade de vida.

Como a PIF se manifesta?

Contudo, como acomete os bichanos, é importante conhecê-la! A manifestação da doença pode acontecer de duas maneiras. Na chamada PIF efusiva, o pet sofre com o acúmulo de líquido no espaço pleural (em volta do pulmão) e abdominal. Por ter a presença de líquido, ela pode ser chamada também de PIF úmida.

Como evitar PIF em gatos?

Como prevenir a PIF?

  1. Mantenha seu gatinho protegido em casa, pois a rua é uma grande fonte de contaminação, além de ser um perigo para a segurança do seu pet.
  2. Se você tem mais gatos em casa e há suspeita da doença em um deles, separe o pet dos outros gatos, isso também evita a transmissão.

Como tratar PIF felina?

A PIF ainda não tem cura, infelizmente. No entanto, existem tratamentos paliativos que podem ajudar a prolongar a vida dos gatos com PIF e deixá-lo o mais confortável possível. A progressão da doença pode ser reduzida com antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos.

Quanto tempo o vírus da PIF fica no ambiente?

A peritonite infecciosa felina (PIF) é causada por um coronavírus, que é relativamente instável no ambiente, mas pode permanecer infeccioso por até sete semanas no interior de matéria orgânica seca ou em superfícies secas.

Como cuidar de um gato com PIF?

Como ainda não há cura para a PIF, o tratamento é paliativo. Antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos reduzem a velocidade de progressão da doença e podem propiciar uma melhor qualidade de vida ao animal. Medicações antivirais e imuno-moduladoras são usadas para minimizar os efeitos adversos da PIF.

O que é PIF em gatos?

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma afecção viral, infecciosa, imunomediada, multissistêmica e fatal. Possui uma patogenia complexa, desenvolvendo-se a partir do coronavírus felino (FCoV) com resposta imunológica indevida do vírus.

O que causa PIF?

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença fatal sofrida por gatos adultos e filhotes. A PIF ocorre em uma proporção muito pequena de gatos ou filhotes e é causada por um vírus comum chamado coronavírus felino.

Qual exame detecta PIF em gatos?

Diagnóstico e tratamento de gatos com PIF Históricos e sinais clínicos são a base do diagnóstico do médico veterinário, auxiliado por exames de laboratório como exames de sangue, ultrassom e testes sorológicos. No entanto, o diagnóstico definitivo só pode ser dado por meio de biópsia ou necropsia.

Qual a principal causa de morte de gatos com PIF?

  • Com relação a doenças, gatos com PIF com certeza é uma das maiores preocupações por ser a principal causa infecciosa de mortes de gatos. Se trata de um processo inflamatório que acontece quando o gato reage inadequadamente ao vírus.

Quais são os sintomas dos gatos com PIF seca?

  • Os sintomas iniciais são mais vagos, como falta de apetite e perda de pelos. Grande parte dos gatos com PIF seca se tornam ictéricos e ficam com a pálpebras e nariz amarelados. Em alguns casos, pode-se observar marcas nos olhos.

Como fazer o diagnóstico de gatos com PIF?

  • Diagnóstico e tratamento de gatos com PIF Históricos e sinais clínicos são a base do diagnóstico do médico veterinário, auxiliado por exames de laboratório como exames de sangue, ultrassom e testes sorológicos. No entanto, o diagnóstico definitivo só pode ser dado por meio de biópsia ou necropsia. A PIF ainda não tem cura, infelizmente.

Quais são os sintomas dos gatos?

  • Sintomas Existem duas formas de PIF, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), que são determinadas pela resposta imunológica de cada gatoe algumas vezes o felino pode desenvolver as duas formas. De maneira geral, eles apresentam febre, perda de peso e diarreia.

Postagens relacionadas: