adplus-dvertising

O que é a razão na filosofia contemporânea?

Índice

O que é a razão na filosofia contemporânea?

O que é a razão na filosofia contemporânea?

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

Qual foi a importância da filosofia contemporânea?

A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. ... A Filosofia Contemporânea, cronologicamente, situa-se entre algum período impreciso do século XIX até os dias atuais.

Quais os aspectos da Filosofia?

A Filosofia tornou-se uma teoria do conhecimento, ou uma teoria sobre a capacidade e a possibilidade humana de conhecer, e uma ética, ou estudo das condições de possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever.

Quais são as características da filosofia contemporânea?

  • Características da Filosofia Contemporânea 1 Pragmatismo; 2 Cientificismo; 3 Niilismo; 4 Positivismo; 5 Utilitarismo; 6 Racionalismo; 7 Idealismo; 8 Liberdade (início do liberalismo); 9 Fenomenologia; 10 Subjetividade; 11 Pluralismo; More ...

Qual a principal marca da filosofia contemporânea?

  • Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

Qual a filosofia pós-moderna?

  • Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas. Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa, que tem início em meados do século XVIII.

Qual a sua crença na filosofia contemporânea?

  • Como resultado, temos uma forte crença no entusiasmo, num progresso da humanidade e na defesa da ciência como a principal condutora desse caminho. Ou seja, na Filosofia contemporânea os filósofos e pensadores passam a acreditar totalmente no saber cientifico e na tecnologia para controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos.

Postagens relacionadas: