O que caracteriza a literatura gótica?
Índice
- O que caracteriza a literatura gótica?
- Quais os elementos da literatura de tradição gótica?
- Quais as principais características do romance gótico?
- O que caracteriza uma literatura fantástica e ou gótica?
- O que seria o Romantismo gótico?
- Como surgiu a literatura gótica?
- O que seria Romantismo gótico?
- O que significa ficção gótica?
- O que é caráter fantástico?
- O que é uma obra fantástica?
- Como foi introduzida a literatura gótica no Brasil?
- Quais eram os pontos fortes da narrativa gótica?
- Qual a influência da literatura gótica na história de horror e terror?
- Qual é a presença gótica em Portugal?
O que caracteriza a literatura gótica?
A literatura gótica é uma mistura do estilo romanesco e o romance, na qual o clima de terror, suspense e aflição prevalecem. No livro de Walpole, o cenário tipicamente gótico começa a aparecer com seus castelos medievais, passagens secretas, quadros que se movem, ruídos inexplicáveis.
Quais os elementos da literatura de tradição gótica?
Na literatura brasileira os elementos da tradição gótica, como a morte, o ambiente noturno, o amor, o vampirismo foram introduzidos por Álvares de Azevedo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Essa produção apresenta um caráter marginal e rompe com os valores da sociedade.
Quais as principais características do romance gótico?
Uma das principais características dos romances de estilo gótico é a exploração de personagens melodramáticas. O enredo é cheio de mistérios, terror e cenários noturnos e sobrenaturais. ... De suas obras em estilo gótico temos: o romance “O Retrato de Dorian Gray” e a novela “O Fantasma de Canterville”.
O que caracteriza uma literatura fantástica e ou gótica?
A literatura fantástica possui narrativas fictícias em que centraliza elementos não existentes ou que não são conhecidos na realidade. ... A literatura gótica caracteriza-se por apresentar alguns elementos específicos, são eles: cenários medievais, temas e símbolos recorrentes e personagens melodramáticos.
O que seria o Romantismo gótico?
A literatura gótica é uma vertente literária que representa o Romantismo mais direcionado ao mistério e ao lado obscuro. Trata, sobretudo, de temas que contradize costumes, tradições e cultura de uma dada sociedade.
Como surgiu a literatura gótica?
A literatura gótica surgiu em meados do século XVIII, mais especificamente em 1765, quando O Castelo de Otranto, de Horace Walpole, foi escrito. Logo após, surgiram outras obras, como o famoso Vathek, o califa maldito, de William Beckford, este, aliás, que foi considerada a bíblia de Edgar Allan Poe.
O que seria Romantismo gótico?
Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.
O que significa ficção gótica?
A ficção gótica, que é amplamente conhecida pelo subgênero do horror gótico, é um gênero ou modo de literatura e cinema que combina ficção e horror, morte e, às vezes, romance. ... Outro romance bem conhecido neste gênero, que data do final da era vitoriana, é o Drácula de Bram Stoker.
O que é caráter fantástico?
Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. Há, como defende Jorge Luis Borges, uma causalidade de caráter mágico ligando os acontecimentos ao decorrer de uma narrativa desse tipo.
O que é uma obra fantástica?
A Literatura Fantástica é um gênero literário ou variedade da literatura que tem como característica a narração de fatos inexplicáveis como se fossem reais. O fantástico possui origens controversas, mas grande parte dos autores da área as apontam para a França dos séculos XVIII e XIX.
Como foi introduzida a literatura gótica no Brasil?
- A literatura gótica acabou sendo introduzida e representada no Brasil por Álvares de Azevedo, com Noite na Taverna e Macário. Assim como no estrangeiro, os temas do autor brasileiro eram o obscuro e a proximidade da morte com o amor. Na Europa, nomes como Charles Baudelaire, o poeta, e Lord Byeron ganharam destaque.
Quais eram os pontos fortes da narrativa gótica?
- Castelos, templos, destroços, batalhas e templos eram comuns nos destaques dos autores. Naquele período, outros pontos fortes da narrativa gótica eram os personagens melodramáticos, carregados de um emocional afinco. Eles tinham como intenção primordial transmitir ao leitor os sentimentos mais profundos do âmago.
Qual a influência da literatura gótica na história de horror e terror?
- Entendida assim como efeito narrativo, a literatura gótica é um dos mais influentes modelos narrativos para as histórias de horror e terror que temos atualmente. Há uma relativa consistência nas convenções narrativas que fazem do romance gótico uma literatura reconhecível como tal, mas que não chega a constituir um gênero.
Qual é a presença gótica em Portugal?
- A presença gótica em Portugal é tratada num contexto histórico e ficcional pelo escritor Alexandre Herculano em Eurico, o Presbítero (1844). No século XII, o monge surge com uma inovação arquitetônica que promete acabar com as igrejas escuras.