adplus-dvertising

Como se caracteriza a democracia ateniense Brainly?

Índice

Como se caracteriza a democracia ateniense Brainly?

Como se caracteriza a democracia ateniense Brainly?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem poderia votar e ser votado na democracia ateniense?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Quais das características abaixo não fazia parte da democracia ateniense?

Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quais as características da democracia atual?

Características da democracia moderna A garantia da liberdade individual; A liberdade de opinião e expressão; A liberdade de eleger seus representantes, independente do regime político (presidencialista, parlamentarista, etc.);

Como era a democracia ateniense na Grécia antiga Brainly?

O órgão principal da democracia ateniense era a Assembleia dos cidadãos. A Assembleia foi aberta a todos os 30 mil a 40 mil cidadãos adultos do sexo masculino, mas geralmente apenas 5 mil pessoas compareciam. ... Membros da Assembleia chegavam a todas as suas decisões através do debate público e do voto.

Que habitantes de Atenas eram excluídos do debate político?

Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas. O resultado dessas pressões constantes foi uma reforma nas leis feita por Sólon, um juiz ateniense.

Quem poderia votar na democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como era desenvolvida a educação em Atenas e qual era a sua finalidade?

Como era a educação dos atenienses A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.

Qual a diferença entre democracia ateniense e democracia representativa?

  • Um primeiro ponto a destacar sobre a democracia ateniense é que ela diferia bastante da moderna democracia representativa. Dela copiamos o nome, não as instituições. A política é vista atualmente como uma atividade da qual se ocupa um grupo restrito de políticos profissionais. Vemos esse fenômeno como algo natural e inevitável.

Qual a essência da democracia em Atenas?

  • Em geral, acredita-se que apenas 30% da população adulta de Atenas era elegível para participar do processo eleitoral. A liberdade e a igualdade constituíram a essência dessa democracia expressa através de três princípios básicos: isocracia, isonomia e isegoria.

Como surgiu a democracia na Grécia Antiga?

  • A democracia surgiu no século V a. C. na Grécia Antiga como uma forma de organização política inédita, conhecida como “governo de povo”. Naquela época, a Grécia era formada por inúmeras cidades-Estado.

Como ele teria mudado o sistema político de Atenas?

  • Ele teria ascendido com grande apoio popular e decide mudar completamente o sistema de tribos, antes familiar para territorial, e também modificar o sistema representação política e de votos. Naturalmente, essas decisões acabam por retirar o poder das mãos da aristocracia, que antes detinha grande parte das decisões políticas de Atenas.

Postagens relacionadas: