adplus-dvertising

O que é a literatura de formação?

Índice

O que é a literatura de formação?

O que é a literatura de formação?

Literatura de Formação Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemas, cartas, sermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização.

Quais as principais características da literatura de formação?

Principais Características Literatura de caráter documental e religioso; Crônicas históricas, de viagens, teatro pedagógico e poesia didática; Textos informativos e descritivos; ... Temas cotidianos e religiosos pautados na fundamentação religiosa cristã.

Quais as principais características da literatura jesuítica?

Crônicas históricas; Poesia de fácil compreensão; Teatro pedagógico de construções simples (com base nos textos extraídos da Bíblia); Objetivo de pregar um senso moral aos indígenas.

Quais as principais características da literatura de catequese?

Os textos da literatura de catequese tinham o caráter didático e pedagógico voltados para a moral religiosa cristã, com temas pautadas a trechos e passagens da bíblia, com encenações da vida de Jesus e dos santos. Esse estilo também foi marcado pela poesia didática e linguagem de fácil entendimento e simples.

Qual a diferença entre literatura de formação e de informação?

Literatura de informação = Quinhentismo; Literatura de formação = escritos espirituais. ... A Literatura de formação é denominada "literatura catequética", que tem a finalidade de instruir o leitor a um caminho religioso e espiritual.

Qual foi o objetivo da literatura de formação?

E tinha o intuito de pregar o senso moral aos índios, fundamentados no cristianismo. ... E tinha o intuito de pregar o senso moral aos índios, fundamentados no cristianismo. Além disso, eram produzidas peças teatrais, crônicas de viagens e históricas, textos informativos e documentais.

O que foi o Quinhentismo como iniciou e suas principais características?

A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.

Quais as principais características do período literário Quinhentismo?

Principais Características do Quinhentismo Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.

Qual a formação da literatura no Brasil?

  • Formação da Literatura no Brasil Os primeiros cronistas deram início à formação da Literatura no Brasil. Dividida em escolas literárias, tem papel fundamental na criação da identidade cultural do país.

Qual a função da literatura?

  • Eco (2010) em seus estudos amplia a discussão da função da literatura, pois, uma vez relacionada à estética, ela se instaura como objeto estético, e outra ótica é percebida na relação entre o autor e o público. Isso altera a forma de lidar-se com a literatura, seja no campo da pedagogia, seja na história da arte.

Por que a literatura brasileira está ligada à literatura?

  • A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias.

Quais são as escolas literárias da literatura brasileira?

  • Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproximam-se em estilo e ideologia. Nesta seção, você encontrará as particularidades de cada movimento literário, assim como os principais escritores da Literatura Brasileira. Bons estudos, boa leitura!

Postagens relacionadas: