adplus-dvertising

O que caracteriza a educação física na década de 90?

Índice

O que caracteriza a educação física na década de 90?

O que caracteriza a educação física na década de 90?

Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.

Como era a educação física na década de 70?

Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.

O que mudou na educação física escolar nos últimos anos?

A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na Educação Física Escolar teve influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem: o registro e a transformação de regras, a adaptação de espaços e equipamentos, a pesquisa de campo e bibliográfica, ...

Como eram as aulas na década de 90?

Era muito comum passar papel contact em praticamente tudo: no caderno, na apostila e, às vezes, na agenda. O plástico (com um cheirinho único ) realmente protegia muito dos danos que o material sofria no dia a dia com o entra-e-sai da mochila. O único inconveniente era conseguir encapar tudo sem deixar nenhuma bolha.

O que foi o movimento renovador na década de 80 na educação física escolar?

Em meados da década de 1980, emergiu no campo da Educação Física (EF) o conhecido Movimento Renovador. Trata-se de um período fortemente marcado pela influência das teorizações críticas sobre a área, seus professores e suas produções, bem como sobre a elaboração de documentos curriculares.

Como era a educação física na Era Vargas?

A educação física vinculava-se fortemente a idéia de Segurança Nacional, sentida na preocupação com a eugenia ou ao adestramento físico necessário tanto à defesa da Pátria quanto para assegurar ao processo de industrialização recém implantado no país, mão-de-obra fisicamente capacitada.

Qual a área que Aproximou-se da educação física na década de 1970?

Com base nessa informação e no texto base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES sobre os marcos históricos, assinale a alternativa que indica corretamente a área que aproximou-se da Educação Física na década de 1970: A Dança.

Como era a educação física na década de 1960 no Brasil?

Nesse periodo a Educação Física, no entanto era obrigatoria em todas as escolas primarias normais e secundarias no Brasil e, enquanto não obrigatoria, ao menos era aconselhável nos demais estabelecimentos de ensino .

Quais eram os conteúdos de Educação Física?

  • Os conteúdos de educação física eram repetições mecânicas de gestos e movimentos. Na década de 60, com a introdução do Método Desportivo Generalizado, começou a haver uma certa confusão entre educação física e esporte. Nessa mesma época, as concepções teóricas e a prática real nas escolas se distanciaram.

Quais mudanças ocorreram na educação física escolar?

  • Na década de 80, ocorreram profundas mudanças. A educação física escolar, que estava voltada mais para os alunos de 5ª a 8ª série, começou a ser direcionada para a pré-escola e para os alunos de 1ª a 4ª série. O objetivo agora era o desenvolvimento psicomotor do aluno.

Qual a influência da Educação Física escolar no Brasil?

  • No século XX, a educação física escolar no Brasil sofreu influências de correntes filosóficas, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Até a década de 50, a educação física foi influenciada pela área médica (higienismo), pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico.

Qual a finalidade da Educação Física Pré-República?

  • A Educação Física pré-república, tinha o intuito de através de várias instituições, ser estendida para maioria da população.

Postagens relacionadas: