adplus-dvertising

O que é a fenomenologia do espírito?

Índice

O que é a fenomenologia do espírito?

O que é a fenomenologia do espírito?

Trata-se de uma complexa obra em que Hegel filosofa sobre a formação da consciência. Segundo o autor, a consciência se expande e se modifica de acordo com os conflitos dos desejos, ou conflitos com outras consciências, derivados de experiências sociais. ...

Qual o objetivo de sua obra Fenomenologia do Espírito?

Hegel em sua obra, A Fenomenologia do Espírito, busca compreender a alma no plano humano e divino, no plano da consciência singular e no plano da consciência universal, tudo ao mesmo tempo. ... O saber absoluto não é algo inacessível ao saber, mas é o saber de si mesmo no saber da consciência: a auto-reflexão.

Quem escreveu fenomenologia do espírito?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel Fenomenologia do Espírito/Autores

O quê Hegel entende por espírito quais as etapas do seu desenvolvimento?

O termo espírito deve ser entendido como uma atividade e não como um objeto ou coisa. ... O último desenvolvimento é o chamado espírito absoluto, um momento de plenitude, no qual a ideia manifesta-se como ser em e para si. Em toda essa reflexão, percebe-se a abordagem dialética.

Qual o objeto da lógica hegeliana?

As determinações lógicas tem em Hegel também um caráter ontológico: elas não são apenas um conteúdo do saber, mas devem ser compreendidas igualmente como o "interior do mundo". O propósito de Hegel é a desenvolver uma dedução sistemática das categorias, e estabelecer sua necessidade.

Quem foi Hegel e o que ele defendia?

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.

Por que a fenomenologia surgiu?

  • A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego phainesthai, que significa "aquilo que se apresenta ou que se mostra", e logos é um sufixo que quer dizer "explicação" ou "estudo". Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes ...

Como cabe ao filósofo interpretar os fenômenos?

  • Cabe ao filósofo interpretar os fenômenos, única e exclusivamente, tal qual eles aparecem. Platão (427-348), em sua "teoria das ideias", afirmava que a aparência das coisas é falsa e o verdadeiro conhecimento devia ser buscado pelo uso exclusivo da razão.

Qual é o alcance da fenomenologia?

  • Na Fenomenologia, Hegel procura demonstrar ainda a forma processual de alcance do Absoluto e a inserção do Espírito na totalidade, isto é, a compreensão das etapas pelas quais a consciência, que no processo de apreensão do mundo apreende-se a si mesma, reencontra-se na totalidade que abarca tanto o sujeito como o objeto.

Por que os fenômenos são entendidos?

  • Os fenômenos são entendidos pela representação que a consciência faz do mundo. O entendimento deve ser entendido sempre como "consciência de algo". Com isso, o autor nega a ideia tradicional da consciência como uma qualidade humana, vazia, que pode ser preenchida com algo.

Postagens relacionadas: