adplus-dvertising

Quais as competências do psicólogo na avaliação psicológica?

Índice

Quais as competências do psicólogo na avaliação psicológica?

Quais as competências do psicólogo na avaliação psicológica?

Para tanto, é necessário que a(o) profissional tenha amplo conhe- cimento dos fundamentos psicológicos em diferentes perspectivas teóricas; tenha domínio das psicopatologias, para, então, conseguir identificar problemas de saúde mental e fazer diagnósticos; deve conhecer os fundamentos básicos da psicometria, para ser ...

Quando realizar uma avaliação psicológica?

A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).

Quais as competências do psicólogo?

Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...

Qual o manejo clínico do psicólogo no processo de avaliação psicológica?

MANEJO CLÍNICO Em primeiro lugar, mesmo que o psicólogo tenha estabelecido seu plano de avaliação com cuidado, previamente à sua administração, é importante revisar certas particularidades re- ferentes aos instrumentos e às características do paciente.

Como é um teste psicológico?

  • Para Cronbach (apud PASQUALI, 2001, p.18), “um teste é um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas”. Em outras palavras, um teste psicológico é fundamentalmente uma mensuração objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento.

Será que os testes psicológicos não são capazes de identificar com facilidade?

  • Ou seja, os testes psicológicos avaliam elementos que métodos como a entrevista e a análise de currículo não são capazes de identificar com facilidade.

Será que a psicologia contemporânea não pode fazer testes psicológicos?

  • (IMMANUEL KANT). A Psicologia contemporânea parece confundir-se com a aplicação dos testes psicológicos e, em alguns casos, julga-se que, sem esse tipo de instrumento, o psicólogo não seria capaz de fazer Valdeci Gonçalves da Silva 2 www.psicologia.com.pt Documento produzido em 03-10-2008 qualquer afirmação científica do comportamento humano.

Como avaliar a qualidade dos testes psicológicos?

  • Esta equação tão simples mostra uma forma de avaliar a qualidade dos testes psicológicos. Através dela, podemos construir instrumentos onde X e V sejam muito similares em todos os sujeitos. Por outro lado, é importante mencionar que o estudo de como medir as construções psicológicas é denominado psicometria.

Postagens relacionadas: