adplus-dvertising

Porque lugares altos atraem raios?

Índice

Porque lugares altos atraem raios?

Porque lugares altos atraem raios?

Por se tratar de uma superfície alta, principalmente em uma área de descampado, os arbustos – assim como os postes de energia – são atraentes como pontos de descargas elétricas, que se espalham e atingem quem estiver perto delas.

Quais são os casos de pessoas atingidas por raios?

  • Apesar de ser um fato que assusta a todos, os casos de pessoas atingidas por raios que são considerados fatais estão entre 5 e 10% somente. A corrente elétrica liberada por raios pode, no entanto, trazer problemas neurológicos e queimaduras, o que pode afetar diretamente a saúde e a coordenação motora.

Quais são os para-raios?

  • Para-raios são hastes metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço. Costumam ser posicionados em lugares elevados, como no alto dos edifícios, a fim de proteger-lhes dos possíveis danos causados por raios.

Como os raios podem ser classificados?

  • Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser: Da nuvem para o solo; Do solo para a nuvem; Entre nuvens. Um raio dura em média meio segundo.

Será que uma pessoa é atingida por um raio dentro de casa?

  • “Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.

Postagens relacionadas: