O que aconteceria com as estações do ano se a órbita da Terra em relação ao Sol fosse um círculo perfeito?
Índice
- O que aconteceria com as estações do ano se a órbita da Terra em relação ao Sol fosse um círculo perfeito?
- O que significa inclinação do eixo da Terra?
- Qual a inclinação do eixo de rotação da Terra?
- Será que o eixo de rotação é reto com o plano orbital?
- Qual é a inclinação axial da Terra?
- Será que o Eixo muda de lugar?
O que aconteceria com as estações do ano se a órbita da Terra em relação ao Sol fosse um círculo perfeito?
Se a órbita da Terra fosse um círculo perfeito, de modo que a distância ao Sol nunca variasse, as. estações do ano... ... d) Não existiriam mais, pois a Terra ficaria sempre com. uma mesma face voltada para o Sol
O que significa inclinação do eixo da Terra?
A inclinação a que te referes diz respeito ao ângulo que o eixo de rotação da Terra faz com uma direção normal (perpendicular) ao plano da órbita da Terra em torno do Sol (o plano da eclíptica).
Qual a inclinação do eixo de rotação da Terra?
- A existência de uma inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital pode ser percebida pelo movimento do sol no céu ao longo das estações. No hemisfério sul, por exemplo, durante o inverno é possível perceber que o sol nasce posicionado à nordeste no horizonte.
Será que o eixo de rotação é reto com o plano orbital?
- Se o eixo de rotação formasse um ângulo reto com o plano orbital, essa alteração não ocorreria. O fenômeno do sol da meia noite durante o verão nos polos é explicado pela inclinação axial da Terra.
Qual é a inclinação axial da Terra?
- A inclinação axial da Terra é o ângulo formado entre o eixo de rotação e a linha perpendicular ao plano orbital. Ilustração: BlueRingMedia / Shutterstock.com Atualmente, a inclinação axial da Terra é de 23°26’21”, entretanto esse valor não é fixo.
Será que o Eixo muda de lugar?
- Segundo os geofísicos, não há nenhuma indicação de que isso possa acontecer. Mas esse eixo, apesar de manter uma certa inclinação em relação ao eixo de translação, muda de lugar, mais ou menos como um pião que gira. Hoje, por exemplo, olhando-se a Terra de frente, ele está inclinado para a direita.