O que acontece se os corais morrerem?
Índice
- O que acontece se os corais morrerem?
- O que acontece se os recifes de corais forem extintos?
- Quando o coral morre?
- O que causa a morte dos recifes?
- O que pode ser feito para evitar o branqueamento dos corais?
- Quais são as causas e consequências para a ocorrência do fenômeno branqueamento de corais?
- Por que a morte dos corais é mais acentuada na atualidade?
- Qual é o corpo dos corais?
- Quais são os recifes de corais?
- Por que os corais são afetados?
- Qual a relação entre os corais e o coral?
O que acontece se os corais morrerem?
A morte dos corais resulta em uma perda de habitat para inúmeros animais e plantas que dependem dele para viver. Sem esta fonte de alimentos e proteção, o número de espécies cairá drasticamente, como no caso dos peixes-papagaios, camarões, estrelas-do-mar, tartarugas marinhas, entre outras.
O que acontece se os recifes de corais forem extintos?
"Sem os recifes, há a erosão da orla e as cidades costeiras desaparecem." Esta não é a primeira vez que os cientistas observaram o processo de branqueamento de corais na Grande Barreira. Dois grandes eventos de branqueamento já ocorreram na área – em 19, diz Hughes, da Força-Tarefa.
Quando o coral morre?
A morte dos pólipos ocorre pela destruição das zooxantelas, algas unicelulares que vivem dentro do celêntero dos pólipos e lhes fornecem parte da alimentação necessária, através da fotossíntese, ou por diminuição do plâncton (o outro elemento nutritivo do coral) na área.
O que causa a morte dos recifes?
O aumento da temperatura média da água e a maior radiação solar estão provocando a morte de corais, especialmente os da região de Abrolhos, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. A área é uma das mais ricas da biodiversidade marinha brasileira.
O que pode ser feito para evitar o branqueamento dos corais?
→ Como evitar o branqueamento de corais?
- Redução da emissão de gases poluentes e, consequentemente, do aquecimento global;
- Criação de áreas de proteção dos corais, evitando a exploração desses ecossistemas;
- Criação de políticas mais severas relacionadas à proteção do meio ambiente;
Quais são as causas e consequências para a ocorrência do fenômeno branqueamento de corais?
O branqueamento de corais é um fenômeno desencadeado, principalmente, pelo aumento da temperatura da água, que afeta de maneira significativa os recifes de corais. Os corais apresentam uma relação mutualística com as zooxantelas, e a perda dessas algas pode desencadear o branqueamento.
Por que a morte dos corais é mais acentuada na atualidade?
O branqueamento de corais ao redor do planeta possui relação direta com o aumento da temperatura da água dos oceanos e, portanto, apresenta relação também com o aquecimento global.
Qual é o corpo dos corais?
- O corpo dos corais é chamado de pólipo, que consiste em uma estrutura cilíndrica em forma de saco com uma cavidade interna que se abre apenas em uma extremidade: a boca. Rodeada por tentáculos, a boca age tanto na ingestão de alimentos, quanto na eliminação de resíduos.
Quais são os recifes de corais?
- Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais. Um recife de coral é coberto por milhares de pólipos de coral.
Por que os corais são afetados?
- Os corais são afetados diretamente pela temperatura, pela radiação solar e pela química dos oceanos. As águas dos mares estão ficando mais quentes, com isto eles se contraem e começam a sufocar as algas dentro deles. Estas, por sua vez, soltam toxinas para forçar o coral a expulsá-las.
Qual a relação entre os corais e o coral?
- Estas algas possuem uma relação de simbiose com o coral, na qual a alga fornece ao pólipo alimento através do processo de fotossíntese e, em troca, recebe proteção e nutrientes. Os corais se reproduzem tanto de forma sexuada (com um parceiro) quanto de forma assexuada (sozinhos).