adplus-dvertising

O que ocorreria se as abelhas fossem extintas?

Índice

O que ocorreria se as abelhas fossem extintas?

O que ocorreria se as abelhas fossem extintas?

Sem as abelhas, teríamos impactos nas populações de diversas espécies de plantas – bem como no número de animais que se alimentam dessas plantas (ou das próprias abelhas, como é o caso de alguns pássaros). Esses desfalques afetariam toda a cadeia alimentar.

Quais as consequências da extinção das abelhas?

Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.

O que acontece se as abelhas forem extintas?

  • O que acontece se as abelhas forem extintas? Um caos. Nossa dependência das abelhas nunca foi tão grande. E não é só por causa do mel, é claro. Um caos. Segundo a FAO, agência da ONU para alimentação e agricultura, cerca de 20 mil espécies de abelhas polinizam principais vegetais alimentícios cultivados pelo homem.

Será que as abelhas serão extintas?

  • Se as abelhas realmente forem extintas, a produção de alimentos vai enfrentar dificuldades drásticas. Maçãs, cenouras, berinjela, alho, cebola, manga e melão são alguns dos vegetais que provavelmente chegariam perto de desaparecer. Os humanos não seriam os únicos afetados.

Por que as abelhas deixarão de existir?

  • Se as abelhas sumirem, boa parte dos vegetais também deixará de existir. Isso porque elas são responsáveis pela polinização de até 90% da população vegetal. Há, inclusive, apicultores que alugam abelhas para a polinização de fazendas. Pássaros e outros insetos também atuam na polinização, mas em escala muito menor2.

Será que a extinção das abelhas prejudicaria o acesso a alimentos?

  • Os preços da comida em geral tenderiam a subir, dificultando o acesso, e uma crise econômica no setor da produção de alimentos seria difícil de contornar. A extinção das abelhas também prejudicaria o acesso a vestimentas, já que o algodão depende delas para se reproduzir.

Postagens relacionadas: