adplus-dvertising

O que aconteceria se a Amazônia não existisse?

Índice

O que aconteceria se a Amazônia não existisse?

O que aconteceria se a Amazônia não existisse?

O fim da Amazônia não significaria apenas o desaparecimento de uma enorme quantidade de árvores: iria embora também a maior biodiversidade do mundo. Considerando apenas o que já foi catalogado, há na região 40 mil espécies de vegetais e mais de 100 mil espécies de animais, incluindo vertebrados e invertebrados.

O que é o efeito de estufa?

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. ... Existem, na atmosfera, diversos gases de efeito estufa capazes de absorver a radiação solar irradiada pela superfície terrestre, impedindo que todo o calor retorne ao espaço.

O que pode acontecer se a floresta for destruída?

A destruição das florestas acarreta em perda de biodiversidade e habitat de muitas espécies. No contexto das transformações climáticas globais, 20% das emissões antrópicas de CO2 são provocadas pelo desmatamento.

O que acontece com nosso planeta se nós destruímos nossas árvores?

Com todas as árvores destruídas, os ecossistemas anteriormente florestados "se tornariam apenas uma fonte de emissão de dióxido de carbono na atmosfera, em vez de um dreno", diz Paolo D'Odorico, professor de Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.

Por que a atmosfera terrestre é fundamental para a existência de vida no nosso planeta?

  • Você já deve ter ouvido milhões de vezes que a atmosfera terrestre é fundamental para a existência de vida no nosso planeta. Ela contém o oxigênio — e uma combinação de outros gases —, indispensável para a nossa respiração, nos protege da radiação solar e evita que o calor que recebemos da nossa estrela escape de volta para o espaço.

Quais as características da atmosfera terrestre?

  • Características da atmosfera. Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Qual é a atmosfera do planeta Terra?

  • A atmosfera é a camada de gases que contorna o planeta Terra formada especialmente por nitrogênio, argônio, gás carbônico, oxigênio, dentre outros gases em menor quantidade e vapor de água. Esses gases não se espalham por causa da ação da gravidade. Do espaço, é possível vê-la contornando a Terra na cor azul.

Qual a espessura da atmosfera na Terra?

  • Mas, levando em consideração à ação da gravidade na Terra, a espessura da atmosfera é bem maior, aproximadamente 10.000 km. A atmosfera também pode ser dividida em camadas, onde existem algumas mais frias e outras mais quentes. Entre elas existem pausas, cada qual com nomes especificos.

Postagens relacionadas: