Onde está o buraco da camada de ozônio?
Onde está o buraco da camada de ozônio?
O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.
Como é a camada de ozônio?
- Acesso em 02 de março de 2021. Entenda o que é a camada de ozônio, em que região da atmosfera ela fica, qual é a sua função, como o ozônio é formado e também como ele é destruído. Entenda qual é o princípio de funcionamento do conversor catalítico, ou catalisador, usado em carros para diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
Qual a causa da destruição da camada de ozônio?
- A destruição da Camada de Ozônio vem sendo causada pela atividade industrial humana que resulta na emissão de gases como cloro e bromo.
Por que a camada de ozônio fica na estratosfera?
- Essa camada fica na estratosfera e protege os seres vivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Com a destruição da Camada de Ozônio não seria possível a existência de vida na Terra, pois é esta que impede os elevados níveis de radiação solar. Contudo, vale destacar que o Ozônio só traz benefícios à vida se estiver na estratosfera.
Quais são os buracos da camada de ozônio?
- Como foi estudado, a destruição da Camada de Ozônio tem gerado vários buracos e o maior deles fica sobre a região da Antártica. Tem aproximadamente 28 milhões de km², o equivalente a três vezes o tamanho da área total do Brasil. Foto de 2011 mostra a destruição da Camada de Ozônio.