adplus-dvertising

O que é tonicidade de uma solução?

Índice

O que é tonicidade de uma solução?

O que é tonicidade de uma solução?

A capacidade de uma solução extracelular de fazer a água se mover para dentro e para fora de uma célula por osmose é conhecida como tonicidade. ... Uma solução será hipertônica a uma célula se sua concentração de soluto for maior que aquela dentro da célula, e os solutos não puderem atravessar a membrana.

O que acontece com uma célula que está em meio Hipotonico?

Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular.

Como calcular a tonicidade?

Para medir a tonicidade de uma solução, faz-se a soma das concentrações de substâncias osmoticamente ativas que não conseguem atravessar determinada membrana.

O que é uma solução Isosmolar?

Se uma célula for colocada em solução isosmolar (0,3 osmolar) de um soluto permeável através da membrana (como, por exemplo, a uréia), o soluto se deslocará aumentando a concentração intracelular (causando o deslocamento da água para dentro da célula), diminuindo a concentração externa (veja na figura abaixo).

O que é um efeito Osmotico?

O efeito osmótico consiste na variação da pressão osmótica entre duas soluções separadas entre si por uma membrana semipermeável (m.s.p.) ou de uma solução com o solvente puro. Em resumo, a pressão osmótica é aquela pressão exercida pelo solvente contra a m.s.p. para que ocorra a osmose.

Qual a quantidade normal de hemácias no sangue?

  • A quantidade normal de hemácias no sangue é diferente para homens e mulheres: Homem: 4,7 a 6,1 milhões de células por microlitro de sangue; Mulher: 4,2 a 5,4 milhões de células por microlitro de sangue. Os valores de referência e a forma de realizar a contagem de hemácias podem variar de acordo com o laboratório.

Quais são as hemácias?

  • As hemácias, também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. As hemácias possuem hemoglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio e permite que os glóbulos vermelhos distribuam o oxigênio para as células e tecidos do corpo.

Quando ocorre a destruição de hemácias nos vasos sanguíneos?

  • Quando a destruição de hemácias nos vasos sanguíneos se dá em quantidades anormais e a medula óssea não é capaz de compensar essa perda, há o desenvolvimento da chamada Anemia Hemolítica.

Por que a hemácia pode ser quebrada?

  • Hemácias podem ser quebradas quando em contato com soluções hipotônicas, como a água por exemplo. Isso ocorre porque a concentração de soluto da água é menor que da hemácia, assim, a água é arrastada para o interior da hemácia, difundindo-se por todo o seu interior, até rompê-la.

Postagens relacionadas: