adplus-dvertising

Porque não pode usar pomada corticoide por muito tempo?

Índice

Porque não pode usar pomada corticoide por muito tempo?

Porque não pode usar pomada corticoide por muito tempo?

Outro erro comum, diz ela, é o uso indiscriminado de cremes à base de corticoides. “Em casos de micose ou infecção bacteriana, esses cremes podem agravar muito a situação original.” O uso crônico de cremes à base de corticoides pode levar à atrofia da pele e até ao surgimento de estrias, que são difíceis de tratar.

Qual a pomada que contém corticóide?

Corticoides tópicos: são cremes, pomadas, gel ou loções utilizados para tratar reações alérgicas ou doenças na pele, como dermatite seborreica, dermatite atópica, urticária ou eczema. Exemplos: hidrocortisona, betametasona, mometasona ou dexametasona.

Quais os efeitos colaterais do corticóide?

Os corticoides podem causar efeitos colaterais como aumento do peso, acne, estrias, pressão alta, fragilidade nos ossos ou dificuldade para dormir, principalmente quando utilizados em doses altas ou por longo prazo.

Como diminuir os efeitos colaterais do corticóide?

“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.

Quando é indicado o uso de corticoide?

  • Corticoides orais: são comprimidos cuja indicação de uso é no tratamento de doenças crônicas inflamatórias, como a hepatite, bronquite, artrite, dentre outros. Quando o Uso de Corticoide é Indicado?

Quais são os corticoides tópicos?

  • Corticoides tópicos: são cremes e loções utilizados para tratar reações alérgicas ou doenças na pele, como urticária e eczema Corticoides orais: comprimidos utilizados no tratamento de doenças crônicas inflamatórias, como bronquite , hepatite , doença de Crohn ou artrite , por exemplo

Por que devem ser administrados os corticoides?

  • Os corticoides podem ser administrados por várias vias. Por exemplo, corticoides sistêmicos são aqueles tomados por via oral ou via intravenosa. Na asma é muito comum a administração do corticoide inalatório. Na rinite e sinusite a via preferencial é a intranasal. Nas doenças de pele, o corticoide é tópico, ou seja, em cremes ou pomadas.

Qual o efeito dos corticoides na região cutânea?

  • Embora seja benéfico durante um tempo, seu uso prolongado pode causar uma série de efeitos colaterais, principalmente na pele. A fim de explicar melhor sobre o assunto, convidamos a dermatologista Flávia Ravelli, que esclareceu quais são os impactos dos corticoides na região cutânea e como podemos preveni-los.

Postagens relacionadas: