adplus-dvertising

Quais os efeitos jurídicos que incidem sobre um militar desertor?

Índice

Quais os efeitos jurídicos que incidem sobre um militar desertor?

Quais os efeitos jurídicos que incidem sobre um militar desertor?

A deserção é um dos crimes cuja consumação se protrai no tempo; sendo assim, a qualquer instante em que for apanhado o desertor estará em flagrante delito, sendo cabível, então, a prisão em flagrante, que independe de ordem judicial (arts. 2 do CPPM).

Como funciona a deserção militar?

Na terminologia militar, deserção é o abandono do serviço ou posto por um militar sem permissão de um superior e é feito com o intuito de não regressar à sua posição ou função. Na maioria dos países que mantêm forças armadas permanentes, a pena para deserção costuma ser prisão ou expulsão.

Quais são as consequências do serviço militar?

  • Já no serviço militar, as consequências são distintas e a ausência pode terminar em prisão. No serviço militar, quando existe uma ausência no posto de trabalho de mais de 8 dias sem que haja licença ou aviso, o servidor é considerado um desertor segundo o Código Penal Militar Brasileiro.

Qual o significado da deserção?

  • Nota: Para outros significados, veja Desertor (desambiguação). Quadro O Desertor, por Octav Băncilă, de 1906. Na terminologia militar, deserção é o abandono do serviço ou posto por um militar sem permissão de um superior e é feito com o intuito de não regressar à sua posição ou função.

Por que o militar passa por inspeção de saúde?

  • Caso isso ocorra, o militar passa por uma inspeção de saúde e é reincluído às atividades. No entanto, contra ele será aberto um termo de deserção pelo responsável do local onde o militar serve, que pode ser na reserva ou nas ruas, por exemplo.

Postagens relacionadas: