adplus-dvertising

O que acontece se o mosquito da dengue picar?

Índice

O que acontece se o mosquito da dengue picar?

O que acontece se o mosquito da dengue picar?

O dengue não é contagioso, ou seja, não é transmitido de pessoa para pessoa. Mas se o mosquito picar alguém doente e, após o vírus ter se multiplicado (no organismo do mosquito), picar uma pessoa sadia, ela vai desenvolver a doença.

Como o mosquito se contamina com a dengue?

A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.

Como é o mosquito da dengue?

  • Para saber como é o mosquito da dengue, fique atento a alguns sinais. O que mais caracteriza a aparência do mosquito da dengue é sua coloração marrom e pintas brancas espalhadas ao longo de seu corpo. Ele também é um pouco menor que um pernilongo comum, como pode se ver na foto abaixo. Combate a dengue: o que fazer?

Qual é a picada do vírus da dengue?

  • Na dúvida, consulte um médico imediatamente. Porém, para se ter uma ideia se a picada que você possui é ou não a de um mosquito transmissor do vírus da dengue, veja em que parte do corpo ela está localizada e em qual momento ela ocorreu. Este mosquito, diferente do pernilongo convencional, possui hábitos diurnos.

Qual é o primeiro sintoma da dengue?

  • Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Como desenvolver o quadro clínico da dengue?

  • Nem todas as pessoas picadas desenvolverão o quadro clínico da dengue. Se um mosquito infectado picar uma pessoa poderá transmitir o vírus da dengue, mas para a doença se desenvolver alguns cenários precisam ser favoráveis.

Postagens relacionadas: