adplus-dvertising

Qual mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus Multicinctus?

Índice

Qual mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus Multicinctus?

Qual mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus Multicinctus?

Os venenos de cobras-corais, a exemplo dos venenos elapídicos, têm a sua ação neuro- tóxica evidenciada na junção neuromuscular. Neurotoxinas possuem ação preponderante no sistema nervoso periférico por que a grande maioria não consegue atravessar a barreira hemato-encefálica (Silva Jr. & Bucaretchi, 2003, 2009).

Qual o mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus?

Dentro do grupo das 3FTxs não convencionais, encontra-se a candoxina (do veneno de Bungarus candidus), com uma ação pós-sináptica reversível, mas também uma ação pré- sináptica, nos receptores pré-sinápticos de ACh (Tsetlin, 1999; Karlsson et al., 2000; Nirthanan et al., 2002, 2003, 2004) (Figura 6).

Qual a propriedade do veneno de cobra?

  • A primeira propriedade do veneno de cobra utilizado em remédios foi extraída em 1949, da peçonha da Bothrops jararaca. O veneno desse animal faz com que os vasos sangüíneos se dilatem e a pressão arterial da presa caia, o que a deixa mais lenta.

Quais são os efeitos desse veneno?

  • 4. Arsênico Os efeitos desse veneno são muito similares aos da cólera, o que o tornou muito usado em assassinatos durante a Idade Média (a doença era comum, o que fazia as mortes por arsênico parecerem menos suspeitas).

O que fazer em caso de picada de cobra?

  • “Nos primeiros-socorros em caso de picada de cobra, é mais importante o que não fazer do que o que fazer”, ressalta Puorto. Segundo a crença popular, ao ser atacada por uma serpente, a pessoa deve chupar o sangue, amarrar o local para que não haja circulação sanguínea e até mesmo cortar a região ferida.

Quais são os venenos que causam a morte?

  • Sem a rapidez e “discrição” que vemos em obras como Romeu e Julieta e livros de Agatha Christie, certos venenos podem demorar para agir e, além disso, levar a uma morte lenta e dolorosa. Outros podem derreter seus ossos ou fazer com que mães deem à luz crianças sem braços ou com graves problemas neurológicos.

Postagens relacionadas: