Qual mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus Multicinctus?
Qual mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus Multicinctus?
Os venenos de cobras-corais, a exemplo dos venenos elapídicos, têm a sua ação neuro- tóxica evidenciada na junção neuromuscular. Neurotoxinas possuem ação preponderante no sistema nervoso periférico por que a grande maioria não consegue atravessar a barreira hemato-encefálica (Silva Jr. & Bucaretchi, 2003, 2009).
Qual o mecanismo de ação do veneno da cobra Bungarus?
Dentro do grupo das 3FTxs não convencionais, encontra-se a candoxina (do veneno de Bungarus candidus), com uma ação pós-sináptica reversível, mas também uma ação pré- sináptica, nos receptores pré-sinápticos de ACh (Tsetlin, 1999; Karlsson et al., 2000; Nirthanan et al., 2002, 2003, 2004) (Figura 6).
Qual a propriedade do veneno de cobra?
- A primeira propriedade do veneno de cobra utilizado em remédios foi extraída em 1949, da peçonha da Bothrops jararaca. O veneno desse animal faz com que os vasos sangüíneos se dilatem e a pressão arterial da presa caia, o que a deixa mais lenta.
Quais são os efeitos desse veneno?
- 4. Arsênico Os efeitos desse veneno são muito similares aos da cólera, o que o tornou muito usado em assassinatos durante a Idade Média (a doença era comum, o que fazia as mortes por arsênico parecerem menos suspeitas).
O que fazer em caso de picada de cobra?
- “Nos primeiros-socorros em caso de picada de cobra, é mais importante o que não fazer do que o que fazer”, ressalta Puorto. Segundo a crença popular, ao ser atacada por uma serpente, a pessoa deve chupar o sangue, amarrar o local para que não haja circulação sanguínea e até mesmo cortar a região ferida.
Quais são os venenos que causam a morte?
- Sem a rapidez e “discrição” que vemos em obras como Romeu e Julieta e livros de Agatha Christie, certos venenos podem demorar para agir e, além disso, levar a uma morte lenta e dolorosa. Outros podem derreter seus ossos ou fazer com que mães deem à luz crianças sem braços ou com graves problemas neurológicos.