adplus-dvertising

Tem problema tomar remédio na hora errada?

Índice

Tem problema tomar remédio na hora errada?

Tem problema tomar remédio na hora errada?

O que pouca gente sabe é que o horário em que o medicamento é ingerido pode influenciar na eficácia do tratamento. De acordo com o farmacêutico Vagner Miguel, da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o risco mais comum de tomar o remédio na hora errada é o efeito positivo ser reduzido.

Tem problema adiantar o horário do antibiótico?

Tomar antibiótico antes da hora faz mal porque pode causar intoxicação ou a dose pode não ser absorvida pelo organismo. O que se deve fazer é tomar os antibióticos sempre no mesmo horário e cumprir o tempo de uso determinado pelo médico para obter os resultados esperados.

Pode antecipar remédio?

"Por isso, atrasar ou adiantar o horário do medicamento pode reduzir a eficiência e até mesmo provocar efeitos colaterais", afirma a clínica geral Fernanda. A hepatologista Marta alerta para os antibióticos e antidiabéticos, que podem trazer consequências mais sérias.

Precisa acordar para tomar remédio?

Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado. Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

Como tomar medicamento de forma errada?

  • Se tomamos o medicamento de forma errada podemos reduzir a eficácia ou até mesmo agravar possíveis efeitos adversos do medicamento, sem contar na possibilidade de desenvolver outros problemas de saúde ou até mesmo morrer porque tomamos o medicamento errado. Daí a importância de sabermos como tomar, com o que tomar, e que hora tomar os medicamentos.

Como tomar o medicamento na hora correta?

  • Já escrevi aqui da importância de tomar o medicamento na hora correta e como o horário pode interferir no efeito do medicamento no organismo. Os horários regulares que devemos tomar os medicamentos são importantes para cumprir a posologia.

Quais os horários que devemos tomar para cumprir a posologia?

  • Os horários regulares que devemos tomar os medicamentos são importantes para cumprir a posologia. São os intervalos de tempo necessários para que a concentração plasmática do medicamento no organismo se mantenha dentro da janela terapêutica como você pode ver na imagem abaixo.

Quanto é importante tomar o medicamento no tempo certo?

  • Tão importante quanto tomar o medicamento no tempo certo é tomar nos horários indicados. Vou te explicar porque: Já escrevi aqui da importância de tomar o medicamento na hora correta e como o horário pode interferir no efeito do medicamento no organismo.

Postagens relacionadas: