O que aconteceria se campo magnético da Terra invertesse?
O que aconteceria se campo magnético da Terra invertesse?
Em uma inversão magnética, por um curto espaço de tempo, o campo seria inexistente. Não poderia nos proteger da radiação cósmica ou das tempestades solares, o que poderia arruinar nossas de energia e satélites.
Como ocorre a rotação do campo magnético da Terra?
- Assim, este fenómeno acontece porque o campo magnético da Terra é gerado pela rotação do seu núcleo externo, de ferro fundido. Este arrefece gradualmente e cria movimento no núcleo externo, devido à convecção.
Quando ocorreu a inversão no pólo magnético da Terra?
- A última vez que houve uma inversão nos pólos magnéticos da Terra foi há 781 mil anos. A razão pela qual este fenómeno acontece ainda não é clara. O campo magnético é gerado pela rotação do núcleo externo de ferro fundido da Terra. O núcleo, que arrefece à medida que o tempo passa, cria movimento no núcleo externo devido à convecção.
Quanto tempo pode durar o pólo magnético da Terra?
- Apesar de caótico, este período pode durar milhares de anos – ou centenas, em raras exceções. A última vez que houve uma inversão nos pólos magnéticos da Terra foi há 781 mil anos. A razão pela qual este fenómeno acontece ainda não é clara. O campo magnético é gerado pela rotação do núcleo externo de ferro fundido da Terra.
Qual o campo magnético do nosso planeta?
- O campo magnético do nosso planeta protege-nos contra partículas eletricamente carregadas, do vento solar. Ou seja, esta proteção é importante aquando tempestades solares, onde há uma influência maior de partículas energéticas.