Quanto tempo uma pessoa com leucemia crônica pode viver?
Quanto tempo uma pessoa com leucemia crônica pode viver?
A leucemia linfoide crônica raramente é curada, ainda assim, a maioria dos pacientes vive bem por muitos anos com a doença. Alguns pacientes podem viver anos sem qualquer tratamento, mas a maioria eventualmente precisará ser tratada.
Quais são os sintomas dessa leucemia?
- Ocorre em adultos, mas acomete com mais frequência as crianças. Alguns dos sintomas que podem surgir nesse tipo de leucemia são dores nos ossos, articulações e cabeça, aumento de infecções, surgimento de hematomas, hemorragias, cansaço, tontura, vômito e palidez.
Como é feito o diagnóstico da leucemia?
- O diagnóstico da leucemia é feito baseando-se no histórico do paciente e através de vários exames como hemograma completo, tomografia computadorizada, raios-X, biópsia da medula óssea, ou biópsia de um gânglio linfático. Há casos em que é necessário fazer punção do líquido presente na medula espinhal.
Quais os fatores de risco para a leucemia?
- Outros fatores de risco para o desenvolvimento da leucemia incluem tabagismo, exposição a determinados produtos químicos — como formaldeído —, histórico familiar, síndrome de Down, exposição a agrotóxicos, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual a leucemia crônica mais comum?
- Ocorre em virtude de uma lesão adquirida, ou seja, não hereditária, no material genético de um linfócito na medula-óssea. Esta célula passa a proliferar sem controle e a invadir diferentes tecidos e o sistema sanguíneo. Com CLL, a leucemia crônica mais comum, você pode se sentir bem durante anos sem precisar de tratamento.