adplus-dvertising

O que acontece se não passar no bafômetro?

Índice

O que acontece se não passar no bafômetro?

O que acontece se não passar no bafômetro?

A punição inclui uma multa e suspensão da carteira de motorista por 12 meses. Exato: quem se recusa a fazer o teste deve perder a carteira por 1 ano, pelo Código de Trânsito e pagar uma multa de aproximadamente R$3.000,00 por causa do fator multiplicador de ser uma infração gravíssima.

O que significa o valor 0 35 mg L registrado no bafômetro?

Conforme o § 1°, inciso I do art. 306, quando o resultado do teste do bafômetro ou do exame clínico indicar concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o caso será configurado como crime de trânsito.

Qual é o nome do bafômetro?

  • Bafômetro é o nome popular do etilômetro, aparelho utilizado no teste de alcoolemia, ou seja, que mede a concentração de álcool no ar alveolar do condutor. Ar alveolar é aquele que é expirado da boca de um indivíduo, originário dos pulmões – mais especificamente, dos alvéolos pulmonares.

Qual a pena por não soprar o bafômetro?

  • Caso seja punido por não soprar o bafômetro, o condutor recebe uma das penalidades por cometimento de infração de trânsito mais duras previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A multa por infração da Lei Seca, que penaliza embriaguez ao volante e recusa à realização de teste de alcoolemia, é de classificação gravíssima.

Qual a punição para a recusa ao teste do bafômetro?

  • Contudo, a punição para a recusa ao teste do bafômetro foi considerada injusta e inconstitucional . É o que afirma o próprio Ministério Público, ao julgar recurso para cancelamento de auto de infração por não realização do teste do bafômetro solicitado pelas autoridades.

Qual a punição quando o motorista recusa a soprar o bafômetro?

  • Cabe punição quando o motorista se recusa a realizar qualquer exame para identificação dos níveis de álcool no sangue. Pela interpretação do Ministério Público, ao recusar-se a soprar o bafômetro, o motorista pode optar pela realização de exame clínico (desde que seja informado pelas autoridades sobre tal possibilidade).

Postagens relacionadas: